Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Emergências em Espaços Públicos

Cuidados Gerais
• Quando for a um espaço público e estiver acompanhado, defina sempre dois pontos de encontro. Um dos pontos de encontro deve ser no interior e outro no exterior, para o caso do edifício ser evacuado.
• Num espaço público que não conhece, procure a planta de emergência e memorize a localização das saídas de emergência.
• Informe-se sobre as medidas de segurança dos espaços que frequenta. Se não estiverem reunidas todas as condições que garantam a sua segurança (planta de emergência, Saídas de emergência, etc.), abandone esse local.
• Em espaços públicos tenha especial atenção a pessoas com dificuldades motoras, visuais ou auditivas.
• Se tiver dificuldades motoras, visuais ou auditivas, informe a organização pois é provável que exista um local adaptado às suas necessidades.
• Quando for assistir a espectáculos não se coloque em locais onde a sua segurança esteja em risco.
• Colabore com as autoridades e lembre-se que elas estão nos espaços públicos para que a sua segurança seja garantida.
• Se sentir que uma situação de pânico está próxima, aproxime-se das saídas de emergência.

Planta de emergência
As plantas de emergência devem ser colocadas em todos os pisos das Utilizações Tipo dos Edifícios que, atendendo à sua categoria de risco, exijam Planos de Emergência, devem também incluir instruções gerais de segurança;
Por exemplo numa escola, deve estar afixada uma planta como esta, que se destina a ajudar, em situações de emergência. Poderá ser encontrada por exemplo, no hall de entrada, nos corredores, nos refeitórios e outros espaços.
A planta explica onde estão os extintores, as bocas-de-incêndio, o sinal de alarme e telefones, onde são as zonas de risco e quais os percursos que devem fazer para sair da escola. Em todas as paredes está também afixada sinalização de emergência para informar melhor sobre esta matéria.
Em caso de acontecer algo que implique a evacuação da escola, deverão ser seguidas as indicações dos professores e funcionários que acompanharão os alunos até um lugar seguro. Se o aluno estiver sozinho, deverá seguir as indicações na parede para se encaminhar para o ponto de encontro. Como os sinais são fotos luminescentes (brilham no escuro) será possível vê-los, mesmo estando fumo. Os simulacros de evacuação serão fundamentais para agilizar e treinar a saída em segurança do edifício.
Símbolos da Planta de Emergência:

Os símbolos aplicados devem ser coloridos para melhor evidência, conforme se indica:

Azul – informação ao utilizador;
Verde – itinerários de evacuação
Vermelho – equipamentos de combate a incêndios e alarme
Preto – desenho base do edifício