Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Riscos Tecnológicos

“Informar-se é Proteger-se”



O que são acidentes industriais graves?

São acidentes industriais graves os que se produzem de forma súbita e inusitada dentro de um estabelecimento industrial, em que as suas consequências ultrapassam os limites da empresa.

Conforme a natureza dos produtos e as quantidades implicadas, o acidente pode tomar a forma de incêndio, explosão ou emissão de gases tóxicos. As suas consequências podem afectar pessoas, ambiente e bens.

O que é uma industria Seveso?

A directiva europeia Seveso impõe aos estados membros da União Europeia a criação de legislação específica em matéria de segurança nas zonas limítrofes de estabelecimentos cuja actividade representa risco de acidente grave. Estas empresas têm o dever de informar as populações na área da sua influência.

Prevenção

A Protecção Civil tem por missão entre outras, planear, coordenar e executar, designadamente, na prevenção e reacção a acidentes graves e catástrofes, de protecção e socorro das populações. No caso das indústrias Seveso o principal objectivo é reduzir e limitar o risco, é mantê-lo o mais próximo possível das instalações.

Gestão da crise

Se o acidente industrial ultrapassar os limites da instalação existe um Plano de Emergência Externo (PEE) que é activado e desencadeia uma acção conjunta entre os meios da empresa e os agentes de protecção civil. Este documento integra medidas e meios a desencadear, planifica os meios de socorro a empenhar na emergência.