Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Piscina da Quinta da Conceição

Quem não se lembra de um passeio na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, e de um mergulho na piscina? Depois de um período de obras (manutenção e recuperação), a piscina da Quinta está de volta! Não perca a oportunidade de mergulhar numa instalação que resulta de um projeto de Siza Vieira.

As obras de Siza diferenciam-se pelos seus traços arrojados e pela integração no meio, granjeando-lhe projeção e fama pelo mundo fora.

Siza Vieira deu os primeiros passos da sua carreira na sua cidade natal - Matosinhos. E é em Matosinhos que se encontram alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos: a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965), a Piscina das Marés (1961-1966), a Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965) e a marginal de Leça da Palmeira (2006) que, para além de unir estas duas últimas obras, resulta num espaço adaptado às suas novas funções e características de centralidade e de espaço de lazer.

Passados mais de quarenta anos, as suas obras continuam a ser de uma inultrapassável contemporaneidade e alvo de um interesse crescente, principalmente depois da atribuição dos Prémio PRITZKER, 1992, considerado o Nobel da Arquitetura.

A Quinta da Conceição é um dos espaços de lazer mais agradáveis do concelho, um pulmão verde paredes meias com a cidade, repleto de tradição, de património e de recantos idílicos. Em 2009, a Câmara Municipal de Matosinhos procedeu a uma profunda remodelação do espaço, criando novos equipamentos. A intervenção incluiu, também, obras de conservação das esculturas e fontes que se encontram espalhadas pela Quinta, bem como minuciosos trabalhos de restauro na capela de S. Francisco, localizada junto ao campo de ténis.

Entretanto, a Piscina da Quinta foi também alvo de obras de manutenção e recuperação, estando agora disponível para voltar a ser um espaço de lazer para todos!

Regulamento Utilização Piscina da Quinta da Conceição 2017

Preçário da Piscina da Quinta da Conceição 2017

imagem