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C.M Matosinhos

Alertas

Retirada do produto cosmético “Hydra-Suction Black Mask, da marca Pil´Aten"

As viagens organizadas na União Europa

Campanha de recolha de motociclos da marca BMW, modelos "R nineT"

Encontra-se em consulta pública o Referencial de Educação do Consumidor

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca "Renault", modelo "Talisman"

Retirada de brinquedos no mercado

Aviso de Recolha de Produto: "Bicicletas Rockrider 520 e 540 da marca, B'TWIN"

Campanha de Recolha de Produtos almofadas da Primark

Botijas de gás GPL ‐ Novas regras já em vigor

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca "Renault", modelo "Mégane IV GT"

Dia da Internet Mais Segura

Internet Segura - Compras Online

Internet Segura - Navegar

Internet Segura - Segurança

ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - Atualização de preços

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca Dacia, modelos Logan II e Sandero II

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca Renault modelo clio IV

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca Dacia modelos Duster, Logan e Sandero

Campanha Mundial OCDE sobre queda de mobiliário

Campanha de Recolha de Produto: "Bicicleta BTT Rockrider 520S, da marca B’TWIN, tamanhos M, L e XL e códigos: 2168389, 2168390 e 2168391"

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Renault", modelo "Megane IV"

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Mitsubishi", modelo "L200"

"Suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado de produtos da marca Pluricosmética"

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Peugeot", modelo "Partner III"

Campanha de recolha de veículos de passageiros/comerciais da marca “Renault", modelo "Trafic III"

Retirada do mercado do produto Dormix Gel

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Toyota” e modelo “Prius”

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Opel", modelos "Adam e Corsa"

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Nissan", modelo "Navara (D23)”

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Volvo", modelos " V40, V40CC, S60, S60CC, V60, V60CC, XC60, S90, V90 e XC90"

Atividade da ANACOM em 2017 sobre a proteção dos direitos e interesses dos consumidores

Campanha de recolha de veículos de passageiros comerciais da marca Toyota modelo IMV

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca "Dacia", modelo "Duster"

Campanha de recolha de veículos comerciais da marca “Toyota", modelo "Hilux"

Ação de recolha de produto dispensador de água LURVIG para animais de estimação

Ação de recolha de produto trotineta elétrica PENDLA

Campanha de Recolha de Produto Motosserra da marca Dolmar e modelos PS7310 e PS7910 aviso 43.18

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca Nissan, modelo Micra (K14)

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca Mitsubishi modelo Pajero

Regresso às aulas 2018

                        

Comissão propõe normas rigorosas em matéria de privacidade para todas as comunicações eletrónicas

A partir de 25 de maio de 2018, entra em vigor em todos os Estados-membros o Regulamento relativo à proteção de pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados - Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Adicionalmente e em complemento à entrada em vigor deste regulamento, a Comissão propôs ontem, dia 10 de janeiro, novas regras que visam fortalecer a privacidade dos consumidores nas comunicações eletrónicas, alargando a sua aplicação a todos os prestadores de serviços de comunicações.

Neste novo projeto de regulamento «Privacidade e Comunicações Eletrónicas» a Comissão propõe várias medidas, de que se destacam:

• Novos intervenientes: As regras de proteção da vida privada passarão igualmente a aplicar-se aos novos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas, tais como o Whatsapp, Facebook Messenger, Skype, Gmail, iMessage ou Viber.
• Regras mais estritas: Todos os cidadãos e empresas da União Europeia (EU) beneficiarão do mesmo nível de proteção em relação às suas comunicações eletrónicas. As empresas também beneficiarão de um conjunto de regras único em toda a UE.
• Conteúdo das comunicações e meta dados: A proteção da vida privada será garantida tanto no que respeita aos conteúdos das comunicações eletrónicas como aos meta dados (por exemplo, a data e hora e localização da chamada). Ambos os elementos devem, ao abrigo das regras propostas, ser anonimizados ou suprimidos se os utilizadores não tiverem dado o seu consentimento, exceto se os dados forem necessários, por exemplo, para faturação.
• Novas oportunidades comerciais: Se forem autorizados a explorar os dados das comunicações (conteúdo e/ou meta dados), os operadores de telecomunicações tradicionais terão mais oportunidades para utilizar dados e prestar serviços adicionais.
• Regras mais simples em matéria de testemunhos de conexão («cookies»): As novas regras permitirão aos utilizadores controlar melhor os seus parâmetros, proporcionando uma maneira fácil de aceitar ou recusar os cookies e outros identificadores de rastreio das suas atividades em caso de risco para a privacidade.
• Proteção contra o «spam»: A proposta proíbe todo o tipo de comunicações eletrónicas não solicitadas, por qualquer meio, nomeadamente, mensagens de correio eletrónico, SMS e, em princípio, também chamadas telefónicas, se os utilizadores não tiverem dado o seu consentimento.
• Controlo mais eficaz: O controlo da aplicação das normas de confidencialidade previstas no regulamento incumbirá às autoridades nacionais de proteção de dados

Para mais informações consulte:

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-17-16_pt.htm 

A Direção-Geral do Consumidor

                         

Novas regras sobre prioridade no atendimento

                      

Lista das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

Entidades de Resolução Alternativa de Litígios

                       

Acesso universal e gratuito ao Diário da República

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 83/2016 de 16 de dezembro que estabelece como serviço público o acesso universal e gratuito ao Diário da República, nele incluídos todo o seu conteúdo e funcionalidades, fixando as condições da sua utilização, e procede à extinção do respetivo serviço de assinaturas.

O Diário da República é exclusivamente editado por via eletrónica e é disponibilizado no sítio na Internet gerido pela INCM (https://dre.pt/), que compreende, obrigatoriamente:
a) O texto legal dos atos que careçam de publicação no Diário da República;
b) Uma ferramenta de consulta atualizada do texto consolidado, sem valor legal, da legislação relevante do ordenamento jurídico;
c) Uma ferramenta de consulta de um tradutor jurídico de termos;
d) Uma ferramenta de pesquisa, através de descritores de termos, de atos que careçam de publicação no Diário da República;
e) Informação jurídica devidamente tratada e sistematizada;
f) Interligação com bases setoriais de informação jurídica complementar, designadamente jurisprudência, direito comunitário, orientações administrativas e doutrina;
g) O envio gratuito para o correio eletrónico dos respetivos subscritores desse serviço dos índices da 1.ª e 2.ª série do Diário da República;
h) Funcionalidades de acesso para cidadãos com necessidades especiais;
i) A identificação de todos os sítios na Internet destinados à publicitação oficial setorial ou especializada de determinadas categorias de atos sujeitos a divulgação obrigatória.

A Direção-Geral do Consumidor

                            

Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

Tem um litígio de consumo?

Sabia que deve sempre contactar primeiro o fornecedor do bem ou o prestador do serviço para tentar resolver o problema?

Sabia que pode resolver litígios de consumo fora dos tribunais?

A resolução alternativa de litígios de consumo disponibiliza uma justiça acessível, célere e simples, sem custos ou pouco dispendiosa para os consumidores.

Leia atentamente este folheto e fique a saber que, em caso de litígio de consumo, existem mecanismos à disposição dos consumidores e das empresas para os resolver.

FOLHETO - RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO

                             

A PLATAFORMA EUROPEIA DE RESOLUÇÃO LITÍGIOS EM LINHA (RLL) ENTRA EM FUNCIONAMENTO A PARTIR DE 15 DE FEVEREIRO

Com vista a reforçar a confiança nas compras por via eletrónica e assim dar um importante contributo para a estratégia do Mercado Único Digital da União Europeia, a Comissão Europeia lança a nova plataforma para resolução alternativa de litígios entre consumidores e comerciantes em linha

A partir de 15 de fevereiro de 2016, a plataforma de resolução de litígios em linha (plataforma RLL, também designada plataforma ODR - online dispute resolution) estará disponível para os consumidores e os fornecedores de bens e prestadores de serviços. Pretende-se que esta nova plataforma, acessível através da internet, constitua para os consumidores uma forma fácil e rápida de resolver os seus litígios de consumo, decorrentes de uma compra ou contratação de serviços feitos em linha.

Os fornecedores de bens e prestadores de serviços estabelecidos na União Europeia que celebrem contratos de venda ou de serviços em linha devem disponibilizar nos seus sítios eletrónicos uma ligação à plataforma RLL.

Nos termos do Regulamento (UE) n. º 524/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de maio de 2013, sobre a resolução de litígios de consumo em linha (Regulamento RLL):

• devem informar os consumidores da existência da plataforma RLL, caso sejam aderentes ou estejam obrigados a recorrer a uma ou mais entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo;

• devem disponibilizar uma ligação eletrónica à plataforma no seu sítio eletrónico e se a proposta contratual ao consumidor for efetuada através de mensagem eletrónica, facultá-la nessa mesma mensagem.

As informações devem ser igualmente prestadas nos termos e condições gerais aplicáveis aos contratos de venda e serviços em linha.

Tais obrigações não prejudicam as demais informações prestadas pelos comerciantes aos consumidores, já consagradas na Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro, que transpôs a Diretiva sobre a Resolução Alternativa de Litígios (Diretiva 2013/11/UE, de 21 de maio de 2013), nem noutras disposições previstas na legislação da União Europeia, relativas à informação aos consumidores sobre procedimentos de resolução alternativa de litígios, as quais se continuam a aplicar para além destas.

A lista das entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) é publicada na plataforma RLL.

As entidades de RAL em Portugal e do Centro Europeu do Consumidor (CEC), que é ponto de contacto nacional da plataforma, também estarão ligados à plataforma.

Para melhor esclarecimento, junto se envia nota de imprensa e ficha informativa da Comissão Europeia.

Para mais informações contactar o Centro Europeu do Consumidor euroconsumo@dg.consumidor.pt.