Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Regime de Fruta Escolar

EducaçãoFrutaEscolar
Fruta_Escolar.jpg
 
A correlação evidente entre a saúde e o bem-estar das crianças e o seu sucesso escolar leva a que a educação alimentar constitua uma área de intervenção prioritária nos estabelecimentos de educação e ensino do Concelho de Matosinhos.

Neste sentido, com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis, junto das populações mais jovens, a Câmara de Matosinhos foi pioneira na implementação do Regime de Fruta Escolar, um projeto europeu de distribuição gratuita de fruta e legumes, nas escolas do 1.º ciclo. Reconhecendo a importância deste projeto, a Autarquia decidiu alargar esta iniciativa não só aos alunos do 1.º ciclo, mas também às crianças da educação pré-escolar, garantindo que cerca de 8000 crianças beneficiam da inclusão destes alimentos saudáveis nas suas merendas escolares.

O Regime de Fruta Escolar prevê a distribuição gratuita de fruta e produtos hortícolas, duas vezes por semana, a todos os alunos do 1.º ciclo. No entanto, consciente da importância desta medida para a saúde de todas as crianças, a Câmara Municipal de Matosinhos alargou, mais uma vez, esta distribuição a todos os jardins-de-infância do Concelho, procurando, desta forma, aumentar o número de crianças que beneficiarão da inclusão destes alimentos nas suas merendas e incentivar o consumo de fruta e hortícolas, em idades ainda mais precoces. A degradação dos padrões alimentares dos mais novos e o desenvolvimento de doenças graves, como a obesidade e a diabetes, reforçam a necessidade de se atuar, mais rapidamente, junto das crianças.

A implementação deste Regime vai abranger, este ano letivo, cerca de 5900 alunos do 1.º ciclo e 2200 crianças dos jardins-de-infância.

Esta medida enquadra-se nas orientações emanadas pela União Europeia, no que respeita à distribuição de fruta e hortícolas nas escolas e encontra-se descrita na Portaria n.º 1242/2009 de 12 de Outubro.

O sucesso da implementação do Regime de Fruta Escolar, nas escolas de Matosinhos, foi já considerado um exemplo de boas práticas, a nível nacional, pelo Ministério da Educação.
 
 
Página oficial d’O Frutinhas: www.ofrutinhas.pt 
Página do Facebook: www.facebook.com/ofrutinhas
 
Fruta_Escolar_2.jpg