Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

A Rede Concelhia de Bibliotecas Públicas

Além da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, também a Biblioteca de S. Mamede Infesta e a Biblioteca Itinerante fazem parte desta rede.
 

A BIBLIOTECA DE S. MAMEDE INFESTA

A Biblioteca de S. Mamede de Infesta funciona no edifício da Praça da Cidadania / Nova Centralidade de S. Mamede de Infesta, que foi inaugurado em Dezembro de 2001, tendo sido projetado pelo arquiteto José Maria Quintas, técnico da Câmara Municipal de Matosinhos.
Trata-se de um edifício multifuncional, com várias valências: uma Casa da Juventude, um Centro Empresarial de Matosinhos, um Posto de Atendimento ao Cidadão, uma Loja Municipal do Cidadão, um Espaço Internet, e diversos serviços de restauração. Numa outra zona do edifício, está instalado o mercado local e um parque de estacionamento com capacidade para 142 lugares.
O acesso à Nova Centralidade é feito através de uma escadaria, uma rampa para deficientes e um elevador panorâmico.
O interior da biblioteca é acolhedor e atrativo, o mobiliário moderno e funcional, o acesso à informação é fácil, sendo o seu fundo documental constituído por livros, revistas, jornais e cassetes de vídeo, num total de cerca de 14634 documentos acessíveis ao público.

 

A BIBLIOTECA ITINERANTE DE MATOSINHOS

A Biblioteca Itinerante é um serviço fundamental de descentralização da cultura em Matosinhos, pois disponibiliza às localidades mais afastadas da sede do concelho, nomeadamente às escolas e aos dois estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo, o masculino e o feminino, serviços de leitura de presença e o empréstimo domiciliário de aproximadamente 4460 documentos.
Para aqueles que andam na escola e gostam de livros de banda desenhada e de aventuras, aí encontram os seus heróis preferidos: Astérix, Tintim, Calvin, Mafalda.
Para os adolescentes e adultos a Biblioteca Itinerante tem livros sobre diversos temas: desporto, história, hobbies, literatura, música, culinária, jardinagem...
A Biblioteca Itinerante é para todos.
Para fazer a inscrição basta trazer o Bilhete de Identidade ou a Cédula Pessoal e, para os menores de 14 anos é necessária uma autorização dos pais, dada em impresso próprio fornecido pelos serviços da Biblioteca Itinerante.
Não se esqueça que só pode levar livros para casa se tiver o Cartão de Leitor.
É fácil. Não é preciso pagar nada.