Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Ojm 1 2500 2500

Cara Ano Zero

03 a 04.12.14

Consequência do trabalho desenvolvido desde 2010, tendo em vista criar um centro de alto rendimento artístico em Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos inicia em Dezembro um novo projeto. CARA ANO ZERO é o primeiro módulo de programação e provocação do projeto CARA, uma iniciativa que congrega a criação artística, a inovação tecnológica e o envolvimento de parceiros externos. Propõe-se, desta vez, abordar a música enquanto organização de som no tempo e no espaço, proporcionando aos espectadores uma experiência musical e sensorial única.

Para dar corpo a este novo desafio, a OJM encomendou 5 peças originais a 5 compositores portugueses, criadas para um sistema de som (cilindro sonoro) desenhado para o Cine-Teatro Constantino Nery por Rui Penha, em colaboração com o Inesc/UP. Este sistema, constituído por várias colunas dispostas numa formação cilíndrica, envolverá a pequena plateia montada para estas apresentações. No interior, os espectadores poderão ouvir todas as potencialidades de espacialização sonora do “cilindro”, que modifica a interação entre as fontes sonoras e o espaço acústico.

Contando com a participação do prestigiado trompetista norte-americano Peter Evans e do percussionista Gustavo Costa, a OJM interpretará as cinco peças encomendas aos compositores Carlos Guedes, Filipe Lopes, Gustavo Costa, Igor Silva, Rui Penha e Rui Dias. Duas das peças, refira-se, resultam do cruzamento de música preparada para o cilindro sonoro com a atuação/improvisação de músicos convidados. Outras duas composições serão construídas sobre materiais áudio de gravações multipistas da OJM.

A Orquestra Jazz de Matosinhos, recorde-se, iniciou em Novembro um ciclo de colaboração com novas vozes do jazz português, tendo convidado, para o primeiro concerto a cantora Sofia Ribeiro, vencedora do Prémio Revelação da prestigiada revista francesa Jazzman (pelo álbum “Ar”, de 2012). Este novo projeto da OJM, que ainda recentemente atuou no Festival Internacional de Jazz de Barcelona com o guitarrista Kurt Rosenwinkle, prosseguirá em 2015 com outra cantora convidada, Rita Maria.

Horário:

22h00

Local:
Cineteatro Constantino Nery - Teatro Municipal

Artigos relacionados: