Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Mergulho

Mergulho

MergulhoTurismo
O litoral de Matosinhos estende-se ao longo da trágica “Costa Negra”. Rochosa e de persistentes nevoeiros, é uma orla traiçoeira, na qual abundam e se escondem, até quase à superfície, perigosas e aguçadas penedias. Por tais motivos, e ao longo dos séculos, este foi um cenário de constantes naufrágios - uma costa negra repleta de tristes recordações.
Matosinhos guarda, assim os despojos de vários naufrágios, com destaque para submarino alemão U-1277, da Segunda Guerra Mundial. Há quem atravesse o mundo para o visitar e, quem sabe, explorar.
 
Esta é a sua história. Depois de a conhecer venha até cá, saiba mais sobre naufrágios e, quem sabe, arrisque-se a um mergulho.
 

O Submarino U-1277

20080228152116281527.jpgAo largo da costa de Matosinhos descansa um famoso submarino alemão afundado no final da Segunda Guerra Mundial num fundo arenoso, a 30 metros de profundidade, com a ré completamente assoreada e tombado para bombordo cerca de 45 graus.
 
O casco do navio está coberto de pequenas anémonas, milhares de pequenos peixes, congros (os maiores que se podem encontrar nestas águas), grandes polvos e uma maravilhosa comunidade de anémonas rosadas provenientes do Mar do Norte. Na torre, os mergulhadores apenas podem observar o casco de pressão, o periscópio e a escotilha sem tampa.
 
A história
 
Construído nos estaleiros da Bremer Vulcan em Bremen - Vegesack, o U-1277 entrou no ativo a 3 de maio de 1944 e foi lançado ao mar a 18 do mesmo mês, sendo o comando entregue ao comandante Peter-Ehrenreich Stever.
Este submarino pertencia à oitava flotilha, onde inicialmente se dedicou a tarefas de instrução e experimentação. Em fevereiro de 1945, e dada a escassez de submarinos de combate, foi transferido para a 11ª flotilha. A missão consistia em navegar desde Bergen (Noruega), como submarino de combate totalmente equipado, através do estreito da Islândia rumo ao Atlântico e patrulhar a entrada do Canal da Mancha.
 
A tripulação era composta por 45 homens, quatro dos quais eram oficiais – comandante, imediato, segundo imediato e oficial de máquinas – para além dos quatro sargentos e 37 marinheiros. A idade da tripulação deste submarino rondava entre os 18 e os 25 anos de idade.
 
O submarino afundado intencionalmente na madrugada de 3 de junho de 1945, ao largo da Praia do cabo do Mundo, em Matosinhos, a mando do seu comandante, depois de navegar sem rumo pelo Atlântico por um período de um mês (o Armistício foi assinado a 8 de maio de 1945, exatamente.
 
thumbnail.jpg
Contacto
 

 
Submania, Escola de Mergulho
Rua do Carriçal 143 rc - Senhora da Hora - Matosinhos