Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Santa Cruz do Bispo - São Mamede de Infesta

Transportes: Táxi, Resende (120)
 
Duração: meio dia
 
1. Homem da Maça
 
Em Santa Cruz do Bispo, no Monte de São Brás, zona densamente arborizada, encontra-se um conjunto escultórico, que data dos tempos da ocupação romana, e que integra um homem, já sem braços, supostamente um guerreiro a ostentar uma arma (maça).
 
2. Ponte do Carro
 
De regresso ao centro da freguesia de Santa Cruz, e em direção a Guifões pela Rua do Monte do Leça, através da denominada "Ponte do Carro", belíssimo exemplar da arquitetura viária medieval.
 
3. Castro de Guifões
 
Nesta freguesia de Guifões podem ser observados os vestígios de uma ocupação da Idade do Ferro, posteriormente romanizada, no castro localizado no Monte Castelo. Um "trilho pedagógico" possibilita ao visitante orientações ao longo do património arqueológico e natural.
 
4. Mosteiro de Leça do Balio
 
Templo do séc. XII, de estilo gótico primitivo, com uma torre de traça românica, que mede 27 metros de altura. Foi nesta Igreja que o Rei D. Fernando casou com D. Leonor Teles e nela se sediou o mosteiro da Ordem Militar do Hospital.
Aqui, podem ser admirados o túmulo de Frei João Coelho (Grão-Mestre da Ordem), da autoria de Diogo Pires, "O Moço" e a arca tumular de Frei Vasques Pimentel, onde existe uma inscrição latina com dados biográficos deste guerreiro.
É, igualmente, de apreciar a Pia Batismal, de 1514, e a rosácea da frontaria da Igreja.
Já no exterior, o Cruzeiro, de 1513, é obra que deve ser contemplada.
 
5. Casa - Museu de Abel Salazar
 
Na freguesia de São Mamede de Infesta, a casa onde viveu o notável cientista e polifacetado artista. A sua obra diversificou-se nas áreas da pintura, escultura, cerâmica e medicina.
 
Horário:
9.30H às 12.30H
14.30H às 18.00H
de quartas feiras a sábados
 
10.00H às 18.00H aos domingos
Encerrada às segundas e terças-feiras