Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Matosinhos - Leça da Palmeira

ItineráriosPercursosLeça da PalmeiraMatosinhos
Transportes:Táxi, Resende (120)
 
1. Edifício dos Paços do Concelho
 
Inaugurado em 1987, da autoria do Arq.º Alcino Soutinho, o Edifício dos Paços do Concelho, marco importante da moderna arquitetura portuguesa, ergue-se entre o Jardim Basílio Teles, do qual se separa por uma longa fonte e espelho de água, e "abraça" o antigo palacete do Visconde de Trevões, onde se encontra instalada a Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
 
2. Igreja Matriz de Matosinhos (Bom Jesus)
 
Edificado no séc. XVI, o edifício, renascentista de origem, sofreu transformações marcantes no séc. XVIII, com a introdução da talha dourada e, ao nível da fachada, pela mão do italiano Nicolau Nasoni, transformações essas que lhe conferiram as características barrocas hoje dominantes que hoje pode observar.
 
3. Porto de Leixões
 
Da ponte móvel, que une as freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, contemple o porto de Leixões, bacia construída em 1884 e que, em cada um dos seus molhes, ostenta ainda os denominados "Titãs", os grandes guindastes que serviram para construir este porto e constituem raríssimos exemplares no mundo inteiro.
 
4. Quinta da Conceição
 
Um grande espaço verde, com frondoso bosque, situado já na freguesia de Leça da Palmeira e que bordeja uma das docas do porto de Leixões. Nela, admire os restos de uma porta Manuelina, parte de uma coleção lapidar de várias épocas e estilos. Espaço privilegiado para longos passeios e prática desportiva ("court" de ténis, piscina, mini-golf e circuito de manutenção), nele se destacam os chafarizes e a Fonte de São João. Desfrute de um encantador percurso pedestre.
 
5. Quinta de Santiago
 
Sensivelmente no centro da freguesia de Leça da Palmeira, a Casa da Quinta de Santiago é um belíssimo edifício do final do séc. XIX, com elementos revivalistas, restaurada pelo Município e adaptada a Museu de Arte de Matosinhos.
A exposição permanente de pintura de Augusto Gomes, Agostinho Salgado e António Carneiro, integra-se harmoniosamente no resto da casa, aberta ao público. Daqui, obtenha uma panorâmica sobre o porto de Leixões e os jardins envolventes, que são muito belos.
 
Horário:
De Setembro a Março
3ª a domingo, incluindo feriados: 10h00 às 13h00; 15h00 às 18h00

De Outubro a Abril
3ª a sexta : 10h00 às 13h00; 15h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: das 15h00 às 18h00

 
6. Igreja Matriz de Leça de Palmeira
 
Bem no centro da freguesia, neste templo, dos fins do séc. XVII, admire os seus altares de talha e uma notável imagem de Nossa Senhora com o Menino, da autoria de Diogo Pires, "O Moço".
 
7. Capela de Santana
 
Situada ao lado da Igreja Matriz, no cimo de um promontório onde se acede por um escadório, esta pequena capela so séc. XVIII é representativa do estilo Joanino. Daqui, desfruta-se, igualmente, de uma bela panorâmica.
 
8. Farol de Leça
 
Construído em 1927, é um dos mais altos de Portugal, com um alcance de 20 milhas, do cimo do qual, para além de se poder observar o seu mecanismo, se contempla mar e costa.
Na sua proximidade, a bela construção denominada "Casa de Chá da Boa Nova", obra do Arqº. Siza Vieira, admiravelmente integrada na paisagem e na estrutura rochosa, e de cujo salão pode ver, mesmo em frente, e num dos rochedos, a inscrição de versos de António Nobre, bem como a Capelinha da Boa Nova que pertenceu a um eremitério de Franciscanos, os quais, devido às condições agrestes do local, se transferiram para a Quinta da Conceição. Contemple, no sopé e nas redondezas do farol, um conjunto escultórico evocativo de António Nobre, da autoria de Barata Feyo.
 
9. Praia de Leça
 
De regresso, visite a Praia de Leça, um dos maiores areais do norte de Portugal, praia que foi frequentada pela colónia inglesa, no início do séc. XX, e onde se encontra implantada uma piscina de água salgada (Piscina das Marés), da autoria do Arq.º Siza Vieira.
 
10. Forte de Nossa Senhora das Neves
 
Situado em frente a uma das entradas do porto de Leixões, junto da marina, observe esta construção de tipo abaluartado, do séc. XVII, foi importante elemento de defesa e é hoje sede da capitania do Porto de Leixões.
 
11. Senhor do Padrão
 
Atravessando, de novo, a ponte móvel para Matosinhos, e seguindo pela Rua Heróis de França e Rua do Godinho, encontrará este monumento do séc. XVIII, relacionado com a lenda do Bom Jesus Matosinhos, segundo a qual terá dado à praia de Matosinhos uma relíquia, concretamente uma imagem muito antiga de Jesus Cristo.
Aconselha-se ainda um passeio pela Rua Brito Capelo, zona para peões e de comércio.