Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Terminal de Cruzeiros de Leixões

Lazer

TurismoLazer

Matosinhos – sempre a abrir

20070831180606418099.jpgMatosinhos é um convite ao lazer. É força de cidade jovem, vigorosa e irreverente, onde o visitante pode fruir de uma panóplia de atividades, que não exclui qualquer motivação ou interesse.
Uma multifacetada oferta de animação permite experiências e convivialidades inesquecíveis, pela qualidade e intensidade das suas realizações, em diversificadas áreas da cultura, ciência, negócios, desporto...
Vir a Matosinhos é espantar-se, é cortar com recordações envoltas na tradicionalidade e encher-se de energia pelo movimento e envolvimento num mundo de progresso, ambicioso mas sustentado, bem expresso nos equipamentos pensados para lhe proporcionar momentos de inolvidável lazer.
 
Nas Conferências de Matosinhos o lazer embrenha-se com a cultura, intervenção política e social, ciência, debate e participação cívica, que faz do Auditório da Câmara Municipal um espaço de referência no campo das ideias em Portugal.
 
Na Exponor, em Leça da Palmeira, a cidade afirma-se no futuro, em eventos e exposições que colocam Matosinhos entre as cidades da ciência, da tecnologia, da inovação, deste mundo global.
 
Compras e negócios reivindicam um lugar de eleição neste concelho, no comércio tradicional, com destaque para a emblemática Rua de Brito Capelo, passeio público da cidade, ou, em tons mais lúdicos e mundanos, nessa novel referência do lazer que é o NorteShopping.
 
Mas Matosinhos tem para lhe oferecer a suprema delícia de um lazer que oscila entre a terra e o mar, num culto de saúde física e psíquica, qual tempero, pelo descanso, pela observação, pela esfuziante alegria da prática desportiva, da personalidade de quem o pratica em cenários de rara beleza.
 
Na Quinta da Conceição, na fresca verdura das suas árvores seculares e bem tratados jardins, convive-se e fazem-se pic-nics, corre-se no circuito de manutenção, jogam-se animadas partidas de ténis nos seus abrigados campos, tomam-se banhos de sol e nada-se na piscina gizada por Siza Vieira.
 
Bem perto, no centro Hípico de Leça da Palmeira, a elegância da arte de marialva assume lugar de relevo no campo do lazer, do social e da competição, cotando-se como um dos principais espaços do género na formação de jovens cavaleiros e de competições nacionais e internacionais.
 
Mais a norte, é a excitante aventura do karting na pista permanente do Cabo do Mundo e no indoor de Perafita, onde a adrenalina se solta a golpes de acelerador, de volante e em slides arrepiantes.
 
Autêntica catedral do desporto em Matosinhos, paredes meias com o Estádio do Mar, prefigura-se o Centro de Desportos e Congressos. Este polivalente e monumental equipamento está preparado para receber todos os eventos, particularmente desportivos, onde o Voleibol é rei.
 
Contudo, é nas praias e no mar que o lazer se confirma em Matosinhos. Em contornos de cor, animação e movimento jogam-se intermináveis partidas de voleibol, de futebol, corre-se no areal, nada-se na praia ou na Piscina das Marés, faz-se surf e windsurf, ou pratica-se vela na frescura da nortada, diante da praia de Matosinhos e do Porto de Leixões. A este, findas as regatas, recolhem-se as embarcações, altivas e saltitantes, ao aconchego da Marina enraizada no seu molhe norte.
 
Mas se o dia acabou, em Matosinhos o lazer vai noite dentro. Janta-se nos excelentes restaurantes, ante o apelo de variados e saborosíssimos mariscos, parte-se para a fruição de noites de música e alegria que transbordam de bares e discotecas para infinitos de força de viver e de crença no futuro, qual inebriante paixão que faz desta eclética terra, em dinâmica metamorfose, o centro nevrálgico dos horizontes e dos desafios abertos à criatividade e ao LAZER .