Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Salve a Língua de Camões!

“SALVE A LÍNGUA DE CAMÕES!“
Um mergulho na memória da nossa dramaturgia
Na cultura e na Língua Portuguesa
UM PROJECTO TEATRAL DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA
 
 
Precisa de ter o Flash Player para poder visualizar correctamente esta página. Pode efectuar o download aqui

 

Objetivos Gerais

A defesa e difusão da Língua Portuguesa.
Sensibilizar e fomentar o gosto pelo teatro e a formação de novos públicos potenciais.
O resgate e promoção da memória e património cultural português.
 
Difundir uma dramaturgia inédita em língua portuguesa, assim como traze-la a cena, promover leituras dramatizadas de autores e poetas novos e consagrados da literatura portuguesa e lusófona. Difundir e tornar acessível o contacto direto com a vida e obra destes autores com o público em geral.
 
A democratização do teatro na retomada de sua vertente e enraizamento de cariz popular para as faixas carenciadas de ofertas culturais ou desprovida de meios de consumi-las (descentralização do teatro).
 
A implementação e divulgação de uma dramaturgia inédita em língua Portuguesa.
 
A renovação cénica (ator, dramaturgia e espectador)
 
O intercâmbio nacional e internacional entre atores, dramaturgos, criadores e estudiosos do teatro com ações integradas, de interesse, mais valia ao teatro português e a comunidade lusófona.
 
O intercâmbio, coproduções e ações pontuais com os países de língua oficial portuguesa (lusófonos) resgatando vivências, experiências, memórias culturais comuns e toda diversidade inovadora de fazeres e escritas teatrais.
 

Qualidade e Interesse Artístico / Cultural do Projecto

Existem raízes culturais que podem conduzir sem temor a criatividade contemporânea.
Para que possamos entender as razões de um teatro contemporâneo é necessário reencontrar a identidade atávica. É nesse sentido que iniciamos a nossa viagem com este projeto de intercâmbio com os atores, autores e criadores nacionais e estrangeiros (sobre tudo os países de língua oficial portuguesa), aproveitando a sua disponibilidade, proporcionando ações de parcerias, cumplicidades, coproduções na criação conjunta para um espetáculo ou outras iniciativas ligadas as artes do palco, da dramaturgia, refletindo e representando as nossas inquietações, preocupações sócio-culturais / políticas e artísticas unindo a memória e esforços que juntos partilhamos.
 
O caminho para resgatar essa memória, leva-nos ao encontro da criatividade que fervilha no dia a dia das cias, artistas, autores, dramaturgos, criadores, homens de teatro, e é para lá que vamos nós, com a intenção de poder recuperar uma parcela do que por direito também é nosso.
 
O teatro contemporâneo, principalmente o teatro que procura uma renovação cénica pela pesquisa e a investigação, debate-se desde alguns anos com sucessivas tentativas de recriar, de se reinventar, na recuperação ancestral dos primórdios básicos e elementares de suas origens, desde dos gregos aos caminhos sinuosos percorridos pelos fabulosos cómicos, cias ambulantes e fazedores de teatro da idade média.
 
Na procura dessa verdade cénica de comunicação direta, viajamos terras e memórias, tempos e histórias, vivenciando estéticas e experiências dramatúrgicas na busca de uma essência que pudesse reconduzir-nos a um teatro aparentemente perdido, a um teatro que espelhe, dialogue com o seu tempo e esteja ao alcance do cidadão comum, do público em geral sem distinção social/cultural/religiosa ou política.
 

Fundamentação

Todas as iniciativas deste projeto serão fruto e resultado do mergulho na memória e no património da língua portuguesa.
Propomos desta forma, a cada ano, a criação de espetáculos com dramaturgias inéditas, ações pontuais ligadas as artes do palco e iniciativas de parcerias e coproduções. A memória forma o único e imprescindível laço que num só aperto poderá abraçar a alegria e a emoção de um teatro renovado em língua portuguesa.
 
Retomar essa memória cultural e transforma-la num teatro vivo e trazê-lo a cena é a nossa principal proposta.
 

Ações do Projeto

A criação de espetáculos com dramaturgias inéditas em língua portuguesa
Debates e Seminários
 
Leituras dramatizadas de novos dramaturgos de expressão lusófona
Intercâmbio, parcerias e coproduções (Nacionais e Internacionais)
 
Ações diversas ligadas as artes do Palco que contribua para a revitalização e discussão do teatro e da Língua portuguesa.
 

Documentos Relacionados