Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Música Clássica em Matosinhos

 
É com indisfarçável orgulho que vimos registando as crescentes e elogiosas referências que a crítica especializada vem fazendo ao Quarteto de Cordas de Matosinhos, catalogando-o como “um caso singular de excelência no panorama musical português” com “um percurso musical absolutamente notável”. Ao longo de 2010 este projeto da Autarquia não só alicerçou a sua regular atividade, como desenvolveu também um conjunto muito significativo de atuações, no concelho e no resto do país, que suscitou um unânime aplauso. Alguns dos mais conceituados críticos não hesitaram, sequer, em classificar o nosso Quarteto como “um agrupamento digno de uma carreira de reconhecimento internacional (que deveria) ter um belo contrato com uma empresa discográfica que trataria de o promover em todos os cantos do mundo” (Público 20/10/2010).

A aposta da Câmara Municipal de Matosinhos quando criou este quarteto, em 2007, mostra-se assim, e em larga medida, perfeitamente alcançada. Não só porque vimos garantindo uma programação coerente e continuada deste género musical para o cada vez mais exigente público da Área Metropolitana do Porto, como, através das suas atuações, passamos a desfrutar de mais um notável e categorizado embaixador de Matosinhos. Na senda, de resto, do que já vinha acontecendo com a Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Para o sucesso do Quarteto concorrem diversos fatores. Desde logo a mestria dos seus componentes (Vitor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira). Mas também o programador (Manuel Dias da Fonseca), a equipa municipal da área da Cultura, o público já fidelizado, e uma exigente e qualificada programação. Como a que seguidamente se apresenta, relativa ao primeiro semestre da temporada de 2011.
 
O Vereador da Cultura
Fernando Rocha