Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Antigo proprietário

João Santiago de Carvalho era oriundo de uma família da nobreza minhota. A sua infância foi passada no Paço de S. Cipriano, em Tabuadelo, Guimarães. Em 1885 casa com D. Maria Santiago e o casal acaba por ter apenas um filho, de seu nome Dinis, nascido em 1888. É a família assim constituída que, na última década do século XIX viria habitara casa de Leça da Palmeira, terreno que era propriedade de D. Maria Carolina.

Com bom gosto pela arte e engenharia, esboça ele mesmo desenhos da casa que concebe como sua morada e que, aos poucos, vai ganhando forma de esboço para esboço, de tentativa em tentativa. Um modelo se prefigurava no seu espírito.

Esta intervenção do proprietário na concepção da residência é uma constante no período romântico e os arquitectos moldam-se ao gosto e às exigências dos encomendadores. É assim que o edifício se vai tornar projecção do proprietário, espelhar-lhe a vontade, e corporizar aquela que é a sua imagem de representação de si próprio, da sua família, do seu estatuto social.
 
20070831170925290229.jpg
João Santiago a cavalo