Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Casa-Museu Abel Salazar

thumbnail.jpgTutelada, inicialmente, pela Fundação Gulbenkian, a Casa-Museu Abel Salazar é desde 1975 património da Universidade do Porto, sendo gerida desde 1989 pela Associação Divulgadora da Casa-Museu. Integra a Rede Portuguesa de Museus.
Abel Salazar, médico e cientista reconhecido a nível mundial, nasceu em Guimarães em 1889 e residiu em Matosinhos durante cerca de trinta anos.
As coleções da Casa Museu Abel Salazar são muito diversificadas e de um reconhecido valor histórico e patrimonial.
 
Expostas em três pisos, refletem sobretudo a faceta artística do mestre, através de esculturas, pinturas a óleo, desenhos, nanquins ou cobres martelados.
 
No primeiro andar há uma reconstituição do ambiente vivido por Abel Salazar na sua residência, ainda com o mobiliário e disposição originais.
 
No 2º andar, em várias salas estão expostos alguns dos trabalhos de investigação de Abel Salazar na área das ciências biológicas, material de laboratório e artigos por si escritos, trabalhos de gravura e alguns objetos de uso pessoal no quarto de dormir.
 
A sua faceta de pensador social (que levaria à sua expulsão da Universidade do Porto pelo Estado Novo) é igualmente abordada neste espaço museológico.
 
 

Serviços Educativos

O Programa Escola na Casa-Museu, inserido na programação de serviços educativos da Casa-Museu Abel Salazar, converge no sentido de promover maior interação entre o seio escolar e o espaço cultural. São frequentes os projetos realizados em parceria com algumas escolas. E este programa surge da intenção de intensicar essas mesmas parcerias, aliando a vontade de informar, surpreender e criar algo de novo por meio das ações promovidas.
 
Tomando sempre as coleções da Casa-Museu como ponto de partida, os ateliers, e demais atividades, destinam-se a aguçar a criatividade de crianças e jovens, através da descoberta e criação de práticas culturais que assumam um papel determinante na sua formação integral e de desenvolvimento.
 
 
 
Inscrições
Rua Dr. Abel Salazar, s/n 4465-012 S.Mamede Infesta | 229039827 | cmabelsalazar@gmail.com 
 
 
 
 

Contactos

Transportes: STCP: 600 (Aliados / Barca ou Maia)
Morada: Rua Dr. Abel Salazar, s/n
Código Postal: 4465-012 S. Mamede de Infesta
Telefone: 229 039 826
Email: cmuseu@reit.up.pt
Horário: segunda-feira a sexta-feira  - 09h30 > 12h30 | 14h30 > 17h00 (última entrada)
sábados (exposições temporárias) - 14h30 > 17h00 (última entrada)
Todas as visitas são guiadas (marcação para grupos)
Ingresso: Público geral - € 2,00 Euros / Menores de 18 anos e maiores de 65, inclusive - € 1,00
Entrada livre: Associados Individuais e Colectivos da ADMAS; Mecenas institucionais. Associados do ICOM, FAMP – Federação dos Amigos dos Museus de Portugal, mc2p – Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal, MuMa – Rede de Museus de Matosinhos, RPM - Rede Portuguesa de Museus; Investigadores, Jornalistas e Profissionais de Turismo (devidamente credenciados e no desempenho das suas funções); Professores e alunos de qualquer grau de ensino no âmbito de visitas de estudo, desde que comprovadas documentalmente a sua condição (cartão pessoal) e o contexto da visita (por documento emitido pela respectiva instituição de ensino).