Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Necrópole Medieval de Montedouro

necr__pole_medieval_do_montedouro_2.jpgNa freguesia de Perafita, no lugar de Pampelido encontra-se esta necrópole constituída por 5 sepulturas não-antropomórficas, escavadas na rocha granítica, datáveis da Alta Idade Média (séc. VII - XI).

É de destacar a sepultura localizada no alto de um outeiro em Montedouro, de forma ovalada e com rebordo. É possível que existissem outras sepulturas deste tipo nas imediações, porém deverão terão sido destruídas devido à extracção de pedra que aqui se fez para a construção do Porto de Leixões. Nas imediações têm também sido recolhidos diversos objectos (ânfora, tegula, etc) que parecem indicar uma ocupação mais vasta desta área durante a época romana. Segundo o historiador Armando Almeida Fernandes este lugar poderá corresponder a uma igreja que vem referenciada num documento do século VI como Menturio.

Outros materiais recolhidos nesta área, nomeadamente algumas cerâmicas pré-históricas de fabrico manual, enquadráveis cronologicamente no IIº milénio a.C.(Idade do Bronze) mostram que o povoamento deste lugar remonta já á época da pré-história.

Classificada como Monumento de Interesse Municipal pelo Decº nº 735/74, DG 297 de 21 de Dezembro de 1974.