Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Infância e Juventude

SERVIÇO / RESPOSTA SOCIAL

COMO ACEDER

CRECHE


Resposta social, desenvolvida em equipamento, de natureza socioeducativa, para acolher crianças até aos três anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento do pai, da mãe ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto.
Destinada a crianças dos 3 aos 36 meses de idade.

Promovido por entidades na comunidade




AMAS

Serviço prestado por um conjunto de amas, que residem na mesma zona geográfica e enquadradas, técnica e financeiramente, pelos Centros Distritais de Segurança Social ou por Instituição Particular de Solidariedade Social.
Destinado a crianças dos 3 aos 36 meses de idade.

Promovido por entidades na comunidade




JARDIM DE INFÂNCIA

Resposta, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe atividades educativas e de apoio à família.
Destinada a crianças dos 3 aos 5 anos de idade.

Promovido por entidades na comunidade e pela Câmara Municipal (Ação Social e Saúde)




CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES - CATL

Resposta social, desenvolvida em equipamento ou serviço, que proporciona atividades de lazer, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas, podendo desenvolver, complementarmente, atividades de apoio à família.
Destinada a crianças (a partir dos 6 anos de idade) e jovens.

Promovido por entidades na comunidade





CENTRO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO

Resposta desenvolvida em equipamento ou organizada em espaço polivalente por uma equipa técnica pluridisciplinar que assegura atendimento, apoio, desenvolvimento de competências e encaminhamento.
Destinada a jovens.

Promovido por entidades na comunidade




EQUIPA LOCAL DE INTERVENÇÃO - ELI

Resposta de intervenção precoce na infância através de um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, nos seus contextos de vida, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, saúde e ação social.
Destinada a crianças dos 0-6 anos com alterações nas funções/estruturas do corpo ou com risco de atraso de desenvolvimento e famílias.

Promovido por entidades na comunidade e pela Câmara Municipal (Ação Social e Saúde)