Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Chancela Mar à Mesa “Restaurante 100%”

20090921163431125029.jpg
Em Matosinhos, tem sido amplamente reconhecida a qualidade da gastronomia local, e, o esforço de todos no sentido da preservação da sua autenticidade, bem como da sua qualidade.
 
 
 
Ambas têm proporcionado o desenvolvimento contínuo deste setor, de crucial importância económica no concelho.
 
Assim, a Câmara Municipal, visa com este programa atribuir uma chancela, que permita impulsionar e difundir as melhorias necessárias de higiene alimentar, do serviço de restauração, bem como estimular a melhoria da qualidade das instalações, dos estabelecimentos e do atendimento, através da valorização das boas práticas.
 
A chancela Mar à Mesa “RESTAURANTE 100%” é, de entre os serviços que esta autarquia presta aos seus munícipes, um dos de superior relevância – pois revela ao mercado em geral, a qualidade, o sucesso e sabores da gastronomia de Matosinhos.
 
Receber a chancela “RESTAURANTE 100%” significa, para o estabelecimento, um atestado da sua capacidade de assegurar as boas praticas de Higiene, Segurança e Qualidade Alimentar.
 
 

FAQ´S

1- O que é a Chancela Mar à Mesa “ Restaurante 100%”?
A Chancela Mar à Mesa “RESTAURANTE 100%” é um certificado que reconhece que o Restaurante tem a capacidade de assegurar as boas praticas de Higiene, Segurança, Qualidade Alimentar e do Serviço.
 
2 – Quem pode candidatar-se à Chancela Mar à Mesa “ Restaurante 100%”?
Podem candidatar-se os restaurantes com serviço de mesa e não inseridos em grandes superfícies comerciais.
 
3 – Que vantagem tenho em participar neste projeto?
Receber a chancela “RESTAURANTE 100%” significa, para o estabelecimento, um atestado de excelência, atribuído pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, Confraria Gastronómica do Mar – Matosinhos, Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e “O Peixe à Mesa” – Associação de Restaurantes de Matosinhos.
 
4 - Sou obrigado a participar?
Não, mas se o fizer beneficia de vantagens inerentes ao projeto, nomeadamente, uma visita por uma equipa especializada que o pode apoiar, esclarecer e orientar em matéria de legislação, particularmente no que diz respeito ao H.A.C.C.P.
 
5 -Tem custos? Quais?
A inscrição é totalmente grátis.
No entanto, no ato da inscrição deverá preencher a “Autorização para consumo no Restaurante” – documento que serve de meio de pagamento da refeição dos membros da Comissão no ato de avaliação do estabelecimento como cliente mistério.
 
6 - Onde devo entregar a minha candidatura?
Na sede d’“O Peixe à Mesa” Associação de Restaurantes de Matosinhos.
 
7. Como é atribuída a Chancela?
Será efetuada uma visita ao estabelecimento por técnicos credenciados onde serão analisados critérios de higiene e segurança alimentar, higiene e segurança no trabalho, gestão de resíduos e de imagem e qualidade.
O restaurante terá de pontuar um valor mínimo igual ou superior a 70% dos parâmetros de avaliação para passar à fase seguinte, em que é efetuada uma visita de carácter sigiloso por parte da Comissão, para apreciação dos serviços oferecidos ao cliente. Nesta 2ª fase, serão avaliados critérios como a imagem exterior, a qualidade geral do ambiente/espaço, a imagem do pessoal, o domínio das técnicas de serviço, o acolhimento e atendimento. Será igualmente apreciada a ementa, a carta e a carta de vinhos, assim como será feita a sua apreciação técnica. Serão ainda avaliados a correção no pagamento, o serviço geral de mesa e a qualidade gastronómica da refeição, bem como a relação e a razoabilidade da qualidade/preço da refeição.
 
8. Qual a duração da Chancela?
A concessão da Chancela é válida pelo prazo de 2 anos, findo o qual, iniciar-se-á novo processo de candidatura.
 

Documentos