Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

FINICIA

EconomiaLocalApoioAoEmpreendedorFINICIA

Matosinhos Finicia

20090617123234562328.jpeg
O Programa Matosinhos Finicia resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos, o IAPMEI, o BPI e a NORGARANTE e surge no âmbito do Plano de combate à crise e das consequentes medidas anti-crise implementadas, em várias frentes, por este município.
  
A intenção é a de orientar os investimentos das micro e pequenas empresas, alertar para as modificações decorrentes de imposições legais e regulamentares, procurando a melhoria dos produtos e/ou serviços prestados e a modernização das mesmas.
  
 
Aderindo a este programa, fica clara a intenção da autarquia em disponibilizar, a quem exerce a sua atividade profissional em Matosinhos, os instrumentos de gestão possíveis, contribuindo, assim, para a saudável manutenção e desenvolvimento do tecido empresarial do concelho.
  
 
O que é o Matosinhos Finicia?
Destina-se a apoiar projetos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas do Concelho e pretende promover o alargamento da base de acesso ao capital e ao crédito, proporcionando às empresas de pequena dimensão recursos essenciais ao desenvolvimento das suas atividades, através de condições de financiamento preferenciais.
 
  
Condições Oferecidas
O apoio máximo a conceder por projeto está fixado nos 45 mil euros, reembolsável:
1 - 20% assegurado pela autarquia, sob a forma de subsídio reembolsável sem juros;
2 - 80 % assegurado pela instituição financeira parceira (BPI), indexado a uma taxa de juro Euribor a 180 dias, acrescida de spread de 5,25%, sem encargos adicionais, nomeadamente comissões ou arredondamento da taxa de juro (o valor financiado pela instituição de crédito é garantido em 75% por uma sociedade de garantia mútua sendo a sua comissão de garantia de 3%).
 
 
A quem se destina?
Este apoio poderá ser utilizado no financiamento de pequenos projetos empresariais, aos quais seja reconhecido interesse para o município. Os beneficiários deste projeto são empresas de Matosinhos em fase de arranque ou empresas já existentes nos setores da indústria, comércio, turismo, serviços e construção. Preferencialmente será aplicado a projetos na área da restauração.
 
 
Qual o objetivo do Matosinhos Finicia?
A constituição deste fundo tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento das empresas de menor dimensão, bem como, das empresas em fase de start-up, que tradicionalmente apresentam maiores dificuldades na ligação ao mercado financeiro. Pretende-se, desta forma, colocar à disposição das micro e pequenas empresas do concelho um produto inovador e atrativo, quando comparado com os demais disponíveis no mercado.
 
 
As candidaturas devem ser preenchidas diretamente no formulário eletrónico e enviadas para economialocal@cm-matosinhos.pt.
 
 
Para qualquer esclarecimento contacte:
 
 
Divisão de Promoção da Economia Local e Turismo
Loja do Empreendedor
Rua Brito Capelo, Edifício da Antiga Câmara, 223, Loja 30
Telef: 229 399 112
Emai: economialocal@cm-matosinhos.pt
 
 
Downloads