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C.M Matosinhos

Mercados e Feiras

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A imagem do Mercado de Matosinhos dificilmente se poderá dissociar do centro tradicional da cidade e do concelho de Matosinhos, sendo desde sempre um ponto de referência incontornável, não só para a população residente bem como para o visitante ocasional entre os quais se encontram em particular os turistas.
 
O Mercado de Matosinhos continua, em larga medida, a constituir um núcleo sólido de relacionamento social da população residente no concelho, através da valorização da variedade dos produtos e a qualidade associada, (sobretudo nos produtos hortícolas e no peixe), e a relação de confiança e proximidade estabelecida entre o cliente e o vendedor bem como a satisfatória relação qualidade/preço, em contraste com impessoalidade do atendimento e relacionamento nas grandes superfícies.
 
Particularmente o Mercado de Matosinhos, devido à sua localização, terá que ser perspetivado enquanto espaço âncora para a revitalização urbanística e comercial do centro histórico da cidade de Matosinhos.

Continua-se, assim, a defender a estratégia de potenciar o aumento da sua competitividade e o aumento da sua cota na comercialização de produtos frescos locais e de qualidade, através da diversidade comercial, com a dinamização dos produtos do mar e de horticultura locais, o desenvolvimento do setor primário do concelho, a criação duma imagem de qualidade e de modernidade, realçando as suas potencialidades, atuando sobre os seus constrangimentos:
 
  • regulamentar a organização, ocupação, funcionamento e exploração dos mercados municipais;
  • promover diversificação das atividades;
  • desenvolver a uniformização dos procedimentos adequados aos regulamentos municipais;
  • promover a qualidade dos produtos locais e colaborar na promoção de produtos de qualidade doutros concelhos e regiões;
  • promover anualmente um evento como “a semana dos mercados”;
  • criar mecanismos de divulgação dos espaços, actividades e produtos;
  • regulamentar a venda ambulante;
  • articular com outras estruturas do poder local e central no acompanhamento e controlo do seu funcionamento;
  • desenvolver ações de formação junto da população e seus agentes;
  • desenvolver ações de formação profissional para os profissionais e agentes envolvidos no processo;
  • criar um sistema informatizado
 
 

Objetivos

 
  • criar mecanismos de controlo de qualidade dos produtos comercializados, com a dinamização das fileiras do pescado e da horticultura e a implementação de normas de higiene e segurança alimentar
  • avaliar e redimensionar o papel social e económico dos mercados
  • incentivar estratégias de desenvolvimento do setor primário do concelho
  • fazer a afirmação dos produtos locais e a criação de mecanismos de ligação à economia local
  • incentivar o associativismo e a cooperação inter-empresarial
  • criar novos modelos de gestão, a rentabilização dos mercados e a criação e desenvolvimento de incentivos e novos modelos de gestão
  • perspetivar os mercados enquanto espaço-âncora para a revitalização urbanística e comercial do centro histórico da cidade
  • promover instrumentos de preservação da tradição e memória histórica do mercado enquanto ponto de encontro e símbolo da tradição da cidade comercial
  • compreender as necessidades dos consumidores, a sua fidelização e a procura da criação de novos públicos
  • criar uma imagem de marca dos produtos locais
 
 

Atividades a desenvolver

 
  • elaboração dum estudo para a caracterização dos consumidores habituais, o levantamento das suas expectativas e dos mecanismos e processos de fidelização em relação aos mercados
     
  • elaboração dum estudo para caracterização dos fluxos de venda e dos produtos e sua proveniência
     
  • criação duma imagem de marca dos mercados municipais (logótipo, brochuras, cartazes, sacos,…) e dos seus produtos locais
     
  • a realização dum documentário sobre pessoas do mercado e seus produtos
     
  • a edição dum livro sobre o mercado e suas histórias
     
  • eventos como a prova de produtos locais e animação dos postos de venda
     
  • criação dum site do mercado

 

 
 

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