Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Projetos de Intervenção Juvenil

JuventudeProjetosdeIntervençãoJuvenil

Projetos de Intervenção Juvenil

 

­“APRENDER A SER”

Projeto que se caracteriza pelo trabalho de envolvimento e interação entre os jovens que apresentam dificuldades de orientação, realizando atividades que pelo seu caracter lúdico–pedagógico, promovem a prevenção primária na área da toxicodependência, a promoção de estilos de vida saudáveis e de autoestima, bem como o desenvolvimento de competências como a auto-confiança, criatividade, responsabilização e hábitos de estudo.
 
 

CAJ - CENTRO DE ATENDIMENTO A JOVENS

Espaço anónimo, gratuíto e confidencial, criado com vista a sensibilizar os mais novos para a necessidade de adotar uma vida sexual saudável através da promoção e educação para a saúde. Pretende ainda contribuir para o desenvolvimento de uma atitude individual responsável nos domínios da sexualidade, concretamente ao nível das doenças sexualmente transmissíveis, gravidezes indesejadas e riscos associados. Com este serviço é possível canalizar a participação dos diferentes recursos da comunidade na promoção da saúde dos adolescentes e ainda de facilitar aos jovens o acesso aos cuidados de saúde. Aqui podem esclarecer todas as dúvidas, e apresentar os problemas com técnicos especializados.

O Centro, criado em parceria com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, dispõe de uma equipa multidisciplinar (médico, enfermeiro, psicólogo, e assistente social), funcionando à segunda-feiraa na Casa da Juventude de Matosinhos (das 17h00 às 19h00) e à quarta-feira na Casa da Juventude de S. Mamede de Infesta (das 16h00 às 19h00).

 

 

CAOJ - CENTRO DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO JUVENIL

Alguns dos jovens frequentadores das Casas da Juventude apresentam problemas nas mais diversas áreas. Pelo contacto diário estabelecido com estes, verifica-se que as suas vivências são caracterizadas por desajustes em várias áreas; familiar, escolar, relacionamentos interpessoais, deficits de personalidade, etc. Simultaneamente, somos procurados por pais e educadores que se debatem com dúvidas acerca dos seus educandos e da forma de atuação com estes, pedindo ajuda nesta tarefa.
 
Tendo em conta as necessidades e os pedidos, foi criado um Centro de Acompanhamento e Orientação Juvenil (CAOJ), que funciona como um espaço de suporte, resolução de problemas e desenvolvimento de competências em áreas tão variadas como as dificuldades de aprendizagem, sexualidade, ansiedade, depressão, hiperatividade, etc. Nestes casos o tipo de resposta dada pelo CAOJ tem em conta a problemática e as condicionantes da vida do sujeito, passam pelo acompanhamento psicológico ao longo do tempo, até um encaminhamento para instituição especializada. Para tal, os protocolos de parceria funcionam como uma resposta mais concreta e específica às necessidades dos jovens.
 
Funciona nas três Casas da Juventude, mediante marcação.

 

VENCER NA ESCOLA

Aberto à participação da comunidade escolar visa promover o apoio na preparação, planeamento, execução e avaliação dos objetivos e estratégias escolares, numa ótica de proporcionar aos jovens o acesso a novas estratégias e hábitos de estudo, desenvolvendo competências que lhes permitam rentabilizar o estudo.

Pretende-se ainda promover a mudança de atitude ao estudo com o intuito de melhorar a capacidade de atenção, concentração, memorização, resolução de problemas, preparação e realização de exames, clarificação de dúvidas, nas diferentes disciplinas, e trabalhos de casa.

Preparação para os testes de avaliação aprendizagem de métodos de estudo eficazes.


SALTO PARA O FUTURO

Projeto destinado a jovens dos 12 aos 35 anos, orientado para a construção de percursos de vida, através do apoio em áreas como a orientação profissional e escolar, veiculação de técnicas de procura de emprego e desenvolvimento de visão crítica e empoderamento.

Encontra-se a funcionar nas 3 Casas da Juventude do concelho nas modalidades de intervenção individual e/ou grupal.

Projeto desenvolvido por psicólogas.


CRI-CONSULTA DE PREVENÇÃO E COMPORTAMENTOS ADITIVOS

Espaço anónimo, gratuito e confidencial, dirigido a jovens dos 10 aos 24 anos, pais, professores e outros agentes educativos. Visa o esclarecimento de dúvidas relativas ao consumo de substâncias psicoativas e outros comportamentos aditivos, bem como, intervenção psicológica individual diferenciada e apoio às famílias.

Dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por psicóloga, assistente social e pedopsiquiatra.

Projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Respostas Integradas do Porto Ocidental.