Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo

JuventudeCasadaJuventudedeSantaCruzdoBispo
2007082817505881042.jpg
 
A Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo abriu ao público em setembro de 2001. A sua ação tanto se pode medir pelo imediato - novas possibilidades de lazer para os jovens, tantas vezes desinteressados dos espaços escolares, vogando ao acaso pelas ruas; um auditório para fruir espetáculos de variada índole; um café onde conversar ou jogar; computadores ligados à internet para navegar..., como, principalmente, pelo médio e longo prazo. Pensemos, por exemplo, nas novas possibilidades abertas pela frequência de cursos de formação, pela utilização orientada, inteligente e crítica das novas tecnologias da comunicação, pela descoberta, através do trabalho da UNIVA, de pontes para o mercado de trabalho, pela ousadia de passar do meramente lúdico ao criativo, produzindo, encenando e apresentando espetáculos de teatro, poesia e/ou dança.

Então, entenderemos melhor os propósitos desta Casa: quebrar as leis sociais de certos destinos que parecem de antemão traçados - os destinos que os mais desfavorecidos interiorizam como fatalidade intransponível. Por isso, a Casa tem, literal e metaforicamente, portas e janelas abertas para horizontes novos. Do real passa-se ao possível; da necessidade nasce o desejo e a sua concretização.

A memória da freguesia está bem presente na utilização, como "matéria-prima" do projeto de arquitetura, de uma antiga casa de lavoura. Tal como outrora se cultivava a terra para obter frutos maduros, agora é outra a sementeira, mas igualmente fecunda e generosa.
 
thumbnail.jpg
 
Na Casa podemos encontrar os seguintes espaços:
  • Atendimento
  • Espaço Internet
  • Cafetaria
  • Sala de Formação
  • Auditório

 

ATENDIMENTO

Com atendimento prestado por técnicos preparados para fornecer informações sobre assuntos relacionados com a juventude e os vários contextos em que estes se movem, este é um espaço onde poderão ser apresentadas sugestões de projetos e atividades, realizar inscrição nos vários serviços da Casa ou, simplesmente, esclarecer dúvidas e procurar ajuda para responder aos seus anseios e encontrar as soluções com vista à transposição dos obstáculos que encontram no seu dia a dia.

 

CAFETARIA

Local propício para encontros informais, onde os utentes usufruem de um serviço de bar acompanhado de um leque de opções de leitura da imprensa diária e livros, da visualização de filmes, que geram a consequente discussão saudável sobre temas da atualidade.

 

SALA DE FORMAÇÃO

Face às elevadas exigências que o mundo do trabalho imprime à generalidade dos diferentes intervenientes, também a Casa da Juventude se encontra equipada para oferecer um espaço permanente de formação formal e informal, condição indispensável para manter os jovens em constante atualização para fazer face às constantes mutações profissionais, sociais e culturais.

Considerando a polivalência deste espaço, é ainda possível realizar reuniões e/ou seminários, promovidos pelos próprios serviços, ou, mediante solicitação prévia, cedendo a sala a grupos de jovens informais, associações e/ou instituições do concelho. A cedência fica sujeita à aprovação dos serviços.

 

AUDITÓRIO

Permite a realização de conferências, colóquios, espetáculos musicais e teatrais, entre outras respostas sócio culturais necessárias para concretizar os anseios manifestados pela comunidade. Este espaço pode, mediante solicitação, ser cedido a grupos de jovens informais, escolas, associações e/ou instituições do Concelho, estando sujeito a marcação prévia, de acordo com disponiblidade.
 
 

ESPAÇO INTERNET

Espaço dotado com material informático que tem como principal objetivo proporcionar, em igualdade de circunstâncias, o acesso ao desenvolvimento tecnológico e social, aos jovens e população em geral. Tem como principio facultar o acesso livre e gratuito à Internet, com a ajuda de monitores habilitados, com vista a combater a infoexclusão. Desenvolve pontualmente sessões de informações sobre competências básicas de informática.

 
Horário de funcionamento:
 
Segunda a sexta Sábados
09h30 às 19h30 14h30 às 19h30
 
  
Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo
Rua do Chouso, 277-301
4455-805 Santa Cruz do Bispo
Tel: 229 996 640
Fax: 229 996 649
Email: casadajuventudescb@gmail.com