Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Espaço de Partilha

EducaçãoEspaçodePartilha
Um novo espaço de reflexão, onde é possível apresentar problemas e opiniões sobre temas relacionados com a Educação no Concelho de Matosinhos.
 
  • 2011/02/22
    Rute Ribeiro
    ribeirorute@sapo.pt

    EB1/JI QUINTA DE SÂO GENS

    Bom dia,
    Gostaria de saber se no próximo ano lectivo 2011/2012 a nova escola EB1 JI Quinta de São Gens entrará em funcionamento? Considero a obra um pouco/muito atrasada, apesar de nada perceber de obras, não sei se estarei correcta ou não.
    O espaço onde os alunos estão não tem muitas condições, então sendo inverno nem vale a pena falar, piso irregular acumula água, para não falar no "descoberto" que é a própria escola. Sei que é provisório e que todos nós alunos e enc de ed. deverão ter um pouco de paciência com toda esta situação, mas sendo os nossos filhos torna-se impossível passar por cima disto tudo.
    Agradeço v/ esclarecimento

    Melhores Cumprimentos
    RRibeiro ( enc educação de aluno de eb1/JI quinta de são gens)
    Respondido
    2011/02/24
    Câmara Municipal de Matosinhos
    vozdomunicipe@cm-matosinhos.pt

    Cara Munícipe;

    Relativamente à questão que nos coloca, informamos que a conclusão da obra está prevista para Agosto de 2011, de modo a que o próximo ano lectivo, se inicie na nova escola.

    Com os melhores cumprimentos


    Câmara Municipal de Matosinhos
  • 2010/01/15
    Maria da Graça Ferreira
    gferreira@direito.up.pt

    Escola Quinta de S. Gens

    Estava agendada para a reunião de Câmara de dia 12/01 a 2ª adjudicação dos contentores. Peço que informem se efectivamente foi aprovada.
    Informaram-me que os contentores que estão nas instalações actuais serão utilizados. Espero que eles sejam consertados, pois entra água lá dentro, pelo tecto e pelo chão. Peço esclarecimentos.
    Na escola actual a luz vai abaixo ao longo do dia várias vezes. Visto que não se sabe quando vai ocorrer a mudança (as datas têm sido sucessivamente adiadas...), pergunto se a Câmara acha bem que as crianças continuem indefinidamente a ter aulas às escuras e ao frio? Uma mudança de orientação na escola vedou o acesso dos pais, pelo que estes agora tem de esperar pelos filhos ao portão que está encerrado. É indispensável uma campainha e colocar luz no portão (senão ninguém consegue ver, pois o Inverno ainda aí está). A Câmara faz arranjos em casas particulares de pessoas necessitadas e não pode fazer arranjos no seu património de uso colectivo (em especial para o que se destina a crianças), absolutamente necessitado? Mais uma vez vai invocar-se a mudança, mas esta não se sabe quando ocorrerá. Mesmo que tenha havido adjudicação dos contentores uma nova reclamação é possível e tudo isso deveria estar pensado. Muitas outras questões precisam de atenção, mas para já solicito resposta a estas.
    Graça Ferreira (mãe e encarregada de educação de duas crianças da Escola Quinta de S. Gens)
    Respondido
    2010/01/26
    Câmara Municipal de Matosinhos
    vozdomunicipe@cm-matosinhos.pt
    Exma. Maria Graça Ferreira:
    De acordo com o solicitado, informamos que o concurso para o aluguer de salas pré-fabricadas está concluído e a adjudicação efectuada na reunião extraordinária da Câmara Municipal, do dia 12 de Janeiro.
    Informamos também, que na reunião posterior do dia 19, foi aprovada a adjudicação da empreitada. Desta forma e desde que as condições climatéricas o permitam, a obra recomeçará de imediato, para se proceder à instalação das salas pré-fabricadas (equipamento alternativo) para actividades lectivas, no terreno da EFANOR.
    Com os melhores cumprimentos .
    Câmara Municipal de Matosinhos
  • 2009/10/13
    Maria Manuel Raimundo Grave
    maria.manuel@torrestir-transitarios.pt

    ensino especial - actividades tempos livres

    Posso-me considerar mãe solteira pois apesar de divorciada o meu ex-marido não participa fisica nem financeira na vida/eduação da minha filha actualmente com 10 anos. Só que infelizmente, a minha filha sofre de Sindrome de Dravet caracterizado por Epilepsia não controlável (faz rejeição aos medicamentos) com Hiperactividade o que implica que tem um atraso no desenvolvimento. Frequenta actualmente a sala da UEM na EB1 de Perafita das 9h00 às 17h00/17h30. Sendo eu o único suporte financeiro do n/ agregado familiar, vejo-me confrontada com falta de apoio no pós escola, férias etc por imcompatibilidade de horários. Apesar de ter contactado várias instituições no concelho, em virtude das alterações de apoio às IPSS por parte da Segurança Social e também porque a aceitação da minha filha requer mais meios pessoais (logo financeiros) não consegui até agora quem aceitasse a minha filha. Tentei inclusive falar com a Dra. Fátima Pombal, do pelouro da Educação, tendo feito 2 pedidos para uma audiência na loja do Municipe aos quais não obtive resposta, numa tentativa de apedido de ajuda/orientação para saber que meios posso eventualmente accionar/procurar para tentar resolver este problema. Problema que prevejo vá priorar com o avançar da idade da minha filha já que até aos 14/16 anos terá que frequentar a escola mas e depois ??? Terei que deixar de trabalhar ? Para além do ALAVI, existirá alguma instituição (particular ou IPSS) no concelho de Matosinhos que me possa dar apoio ?
    Agradeço a atenção dispensada a este assunto que como certamente entendem é a minha maior preocupação ...
    Respondido
    2009/10/14
    Câmara Municipal de Matosinhos
    vozdomunicipe@cm-matosinhos.pt
    Exma. Sr.ª Maria Manuel
    De acordo com o pedido formulado no e-mail enviado à Câmara Municipal de Matosinhos, informo que me encontro totalmente disponível para marcar uma reunião com a Maria Manuel, no horário que achar mais conveniente.
    Poderá marcar a reunião através do e-mail fatima.pombal@cm-matosinhos.pt, ou através do telefone 229392240.
    Aguardo o seu contacto.
    Com os melhores cumprimentos
    Fátima Pombal
  • 2008/09/11
    Miguel Borges
    miguel_borges@netcabo.pt

    Ensino

    Para quando a construção da nova EB1 de S. Gens, uma vez que a escola existente, não tem condições para um ensino dignificante.
    Respondido
    2008/09/30
    Câmara Municipal de Matosinhos
    vozdomunicipe@cm-matosinhos.pt

    Sr. Miguel Borges:

    O projecto de arquitectura da nova EB1/JI da Quinta de S. Gens, a construir no local da actual escola, que será totalmente demolida, está completo, estando em execução os projectos de especialidades.

    O lançamento do concurso para a construção da nova escola ocorrerá, previsivelmente, no 1º trimestre de 2009.

    Será uma escola completa, com 4 salas de pré-escolar, 16 salas de 1º ciclo, cozinha e refeitório, biblioteca, sala de informática, sala polivalente para a Actividade Física e Desportiva, salas para AEC`s, sala de docentes, sala da Associação de Pais, entre outros.

    Cumprimentos

    Câmara Municipal de Matosinhos

  • 2008/02/27
    paula cristina fernandes cardoso
    paulacfcardoso@hotmail.com

    curriculo escolar do 1º ciclo

    o meu filho anda na escola eb1 ji augusto gomes, em Matosinhos, no 2º ano. no 1º ano teve como actividade extra curricular Inglês, que gostou imenso. No 2º ano fomos confrontados com a não introução desta disciplina, tão importante na educação de um jovem, no curriculo do 2º ano, havendo assim uma interrupção no seu ensino, o que é no meu entender uma atitude anti pedagogica, tomada não tendo em consideração os interesses das crianças, que deviam estar em 1º lugar, sempre. Solicitei informação sobre quem tinha a responsabilidade e disseram-me (mo conselho directivo do agrupamento)ser da autarquia, ou seja, vossa. Não entendo as razões dessa decisão de interrupção do ensino do Ingles, mas preocupa-me, pois no proximo ano lectivo a minha filha mais nova vai para o 1º ano. Não sei com o que contar. Nada é dado como certo e desconheço se a autarquia está a colocar as nossas crianças em primeiro lugar, no meio de tantos interesses, e o que transpareceu foi que não. A minha questão é: como vai ser no próximo ano lectivo? Posso dizer aos meus filhos que vºao ter Inglês, em vez de um horário sobrecarregado de "expressão dramática" como o meu filho tem actualmente ( olhar para aquele horário dá vontade de chorar pois expressa o estado da educação no pais)? Sabem, pensei que com tanta propaganda sobre o ensino em Matosinhos, nós podessemos efectivamente ser diferentes, para melhor. Ainda tenho esperança e espero que os meus filhos ainda venham a beneficiar disso.
    Respondido
    2008/03/07
    Câmara Municipal de Matosinhos
    vozdomunicipe@cm-matosinhos.pt
    Cara Municipe

    Informamos que as actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico constituem-se como uma medida estabelecida pelo Ministério da Educação ao abrigo do Despacho n.º 12 591/2006 (2ª série) de 16 de Junho.
    A Câmara Municipal de Matosinhos em articulação com os Agrupamentos de Escolas é a entidade promotora das actividades de enriquecimento curricular. As suas competências passam pela contratação dos professores, pela atribuição de verbas para aquisição de material pedagógico, pelo transporte das crianças (na deslocação para a Actividade Física e Desportiva) e pelo acompanhamento e monitorização do projecto.
    Quem define quais as actividades de enriquecimento curricular e o seu horário são os Agrupamentos de Escolas de acordo com o Despacho n.º 12 591/2006 (2ª série) de 16 de Junho e com o projecto educativo da escola.
    Ainda, de acordo com o mesmo Despacho, o Ensino do Inglês é obrigatório para os 3º e 4º anos de escolaridade, funcionando como escolha opcional, por parte dos agrupamentos de escolas, para os 1º e 2º anos.
    O Agrupamento Vertical de Escolas de Matosinhos, no presente ano lectivo, optou para os 1º e 2º anos de escolaridade o Ensino da Música, Actividade Física e Desportiva e a Expressão Dramática. No entanto, de acordo com a sua questão, no próximo ano lectivo, o seu filho que agora frequenta o 2º ano, obrigatoriamente terá de frequentar o Ensino do Inglês, correspondendo assim às suas expectativas.  

     
    Com os melhores cumprimentos
    Câmara Municipal de Matosinhos