Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Programa de Expressão Físico-Motora

Desporto
thumbnail.jpg
 
Uma aposta ganha na educação físico-motora
O Programa de Expressão e Educação Físico-Motora, apoiado no protocolo existente entre a Direção Regional de Educação do Norte (DREN) e a Câmara Municipal, consiste na disponibilização de professores de Educação Física, equipamentos e transportes, quando necessário, de modo a que todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico tivessem uma atividade física regular e desenvolvida segundo as propostas dos Programa Educativos emanados pelo Ministério da Educação.
De salientar que, quando este programa teve início, no ano letivo de 1996/1997, apenas contou com a participação das escolas de duas freguesias do concelho – Matosinhos e S. Mamede de Infesta – num total de 2000 alunos.
 
No ano seguinte, o programa alargou as suas redes, passando a envolver também as escolas das freguesias de Leça do Balio, Custóias, Lavra, Leça da Palmeira, Perafita e Santa Cruz do Bispo, num total de 4700 alunos.
 
Pouco tempo depois, passou a contar também com as escolas da freguesia de Guifões. Finalmente, no ano letivo 1999/2000 o Protocolo passou a envolver não só as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, mas também todas as escolas do Ensino Pré-Escolar de todas as freguesias, num total de 7500 alunos.
 
Outro facto que marcou o desenvolvimento desta atividade foi o de no ano letivo de 2001/2002 ter sido possível incluir no referido Protocolo o programa de Natação, apenas para os alunos do 4º ano, o que possibilitou que muitas crianças oriundos de famílias mais carenciadas tivessem a oportunidade de usufruir de uma iniciação desportiva nesta modalidade.
 
No ano letivo 2003/2004, também os alunos do 3º ano de escolaridade passaram a ter a possibilidade de praticarem Natação, um alargamento que veio enriquecer ainda mais o protocolo da Educação Física do 1º Ciclo e foi de encontro às pretensões de pais e alunos abrangidos.
 
Este protocolo, de 2004 a 2006, envolveu 54 professores de Educação Física, 52 escolas do 1º Ciclo e do Pré-Escolar, 13505 aulas e 14 Coletividades do concelho responsáveis pela cedência de instalações e transporte das crianças para os pavilhões ou piscinas onde decorreram as aulas.
 
thumbnail.jpg