Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Piscinas Municipais

DesportoPiscinasMunicipais

As piscinas destinam-se, fundamentalmente, ao ensino e prática da Natação, sendo um dos objetivos a formação desportivo - motora aquática.

As Escolas Municipais de Natação procuram atrair o maior número possível de alunos, de todas as idades, desenvolvendo diversas atividades desportivas, recreativas e formativas, enquadradas por profissionais especializados e qualificados. Proporcionam um amplo conjunto de serviços, designadamente no âmbito da aprendizagem, do aperfeiçoamento e do desenvolvimento das diversas atividades aquáticas.

As Escolas de Natação desenvolvem-se a vários níveis, adultos, bebés e crianças, com objetivos distintos mas integrados num processo de aprendizagem.

A Natação para Adultos desdobra-se em dois níveis: Nível 1 (Iniciar e concluir a adaptação ao meio aquático; introduzir a aprendizagem das técnicas de nado alternadas; desenvolver o sentido lúdico, recreativo e social) e Nível 2 (Concluir a aprendizagem das técnicas de nado simultâneas; desenvolver o sentido lúdico, recreativo e social).

A Natação para bebés promove a adaptação ao meio aquático em bebés a partir dos 8 meses de vida, ao mesmo tempo que se cultivam laços afetivos entre pai/mãe e filho/filha, através de experiências lúdicas. São momentos de harmonia e diversão que contribuem para o desenvolvimento do bebé a vários níveis: cognitivo, afetivo e psicomotor.


A Natação para Crianças desenrola-se a quatro níveis: Nível 0 (Iniciar e concluir a adaptação ao meio aquático), Nível 1 (Iniciar as técnicas de nado alternadas), Nível 2 (Concluir a aprendizagem das técnicas de nado alternadas e introduzir o ensino das técnicas de nado simultâneas) e Nível 3 (Concluir a aprendizagem das técnicas de nado simultâneas).

Todos os jovens das classes de natação da Matosinhos Sport têm a sua Caderneta de Natação. Os níveis 0 & 1 das classes dos bebés são as “Conchinhas” e as “Estrelinhas”. Os “mais velhos” do nível 0 ao 3 são “Peixinhos”, “Pinguins”, “Golfinhos” e “Tubarões”.

Para além das atividades desenvolvidas através das escolas de natação, as Piscinas Municipais apresentam ainda uma componente lúdica - recreativa através de modalidades como natação para bebés, nado livre, hidrobike, hidroginástica e aquagym, atendendo às particularidades dos vários segmentos etários, e uma componente terapêutica desenvolvida através da hidroterapia.

Hidrobike
Aula de condicionamento físico que consiste na utilização de bicicletas adaptadas ao meio aquático e que permite ao praticante, pedalando dentro de água, desenvolver capacidades aeróbicas, anaérobicas, força e resistência muscular, com as vantagens fisiológicas e físicas da imersão do corpo na água e que, entre outras coisas, é proporcionadora de bem-estar.

Aquagym
Atividade de treino cardiovascular que consiste na utilização de máquinas adaptadas ao meio aquático e que proporciona um exercício físico completo, com todos os benefícios que a imersão do corpo na água garante.

Hidroginástica
Atividade realizada dentro de água ao som de música que utiliza diversos exercícios aérobicos, localizados, de alongamento e relaxamento.
Proporciona o fortalecimento muscular localizado, o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório e, por ser uma atividade desenvolvida dentro de água, com baixo impacto articular, torna-a mais segura e com muito menos restrições para o praticante. Para além disso, a água favorece a sensação de leveza e contribui para a diminuição do stress e do cansaço devido ao efeito de massagem exercido, aliviando tensões e favorecendo o relaxamento.

Hidroterapia
Atividade com fins de reabilitação e que pode ser utilizada para o tratamento de patologias do foro reumatológico, neurológico ou ortopédico, promovendo a melhoria e manutenção das capacidades físicas (força, capacidade cardio - respiratória, flexibilidade) e funcionais.

Polo Aquático
O Polo Aquático é um desporto que teve origem nos rios e lagos de Inglaterra na metade do século XIX. É um desporto coletivo e os princípios básicos são semelhantes aos do andebol, mas é praticado dentro de uma piscina. Cada equipa deve tentar jogar a bola dentro da baliza da equipa adversária, que é defendida por um guarda-redes.
Nas Piscinas Municipais de Matosinhos, o Polo Aquático destina-se a crianças entre os 10 e os 14 anos e tem como objetivos promover hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de valores úteis designadamente cooperação e entreajuda proporcionadas pela prática de Jogos Desportivos Colectivos.
Nos últimos anos, Matosinhos tem recebido (na Piscina Municipal da Senhora da Hora) várias jornadas da 1ª Divisão Nacional de Pólo Aquático, através da equipa do CDUP.

Aquatraining
Treino de natação, de hidroginástica e de hidrobike com o objetivo de melhorar a postura, coordenação, equilíbrio e a capacidade respiratória, e aumentar a amplitude do movimento, a flexibilidade geral e a força muscular.

Aqua Zumba
Conhecido como a "festa na piscina", Aqua Zumba dá um novo significado à ideia de exercícios revigorantes. Integrando a forma e a filosofia do Zumba com as disciplinas tradicionais de hidroginástica, o Aqua Zumba combina tudo isso num programa de exercícios desafiador na água.

Atividades aquáticas pré e pós parto
Trata-se de atividades destinadas a mulheres grávidas com o objetivo de melhorar a condição física designadamente a resistência, a força e a flexibilidade e beneficiar o desenvolvimento do equilíbrio em posição vertical, para além de proporcionar bem estar através da massagem e do relaxamento próprias da imersão em água.

MasterSwim
Programa de natação para atletas que deixaram de competir ou para utentes que pretendem uma aula de natação com níveis de intensidade mais elevada; aperfeiçoamento das técnicas de nado; treino de ritmo.

Aquafit
Aglutina numa só atividade o fitness aquático e terrestre. O tempo de densidade motora da classe é dividido em duas atividades – hidroginástica e ginástica localizada fora de água ou hidrobike e ginástica localizada fora de água.

Aqua Relax
Programa de relaxamento aquático que tem os seguintes objetivos: reduzir o cansaço, criar hábitos de vida saudável, melhorar a qualidade de vida, ser um meio de socialização, aumentar a profundidade da respiração e a vasodilatação periférica, diminuir o espasmo muscular, aumentar a resposta do sistema imunológico, melhorar os padrões de sono, melhorar a digestão, diminuir a dor muscular e o stress articular. É uma técnica também utilizada como terapia para patologias como fibromialgia, artrose, artrite e diabetes.

Aqua RX
Aqua Suspension Training é uma nova perspetiva de treino funcional em meio aquático. Utiliza-se um instrumento fixo aplicável, com o devido ajuste em altura, a piscinas de diversas profundidades, e que serve para fazer exercício físico em suspensão, executado com o peso do próprio corpo.

Aquafitboard
Junta as estratégias de treino funcional com pilates e yoga, tudo feito em cima de uma prancha. Desenvolve força, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e resistência. O segredo é a concentração e não é preciso pressa. O nível de dificuldade é crescente, mas adaptado ao ritmo de cada um, para que todas as idades se encaixem no desafio.

Acquapole
Aula de fitness aquático com o auxílio de um varão colocado numa base redonda em que são executadas diversas combinações de exercícios de treino de cardiovascular e de força. O objetivo é desenvolver a força dos membros superiores e inferiores do corpo tonificando ativamente toda a área postural das costas e abdominal pela utilização do próprio corpo como resistência. Trabalha-se a flexibilidade muscular ativa e desenvolve-se a coordenação e musicalidade. Uma classe dinâmica e muito divertida.

Acquaboxe
Esta modalidade deriva do Acquapole em que se utiliza o mesmo varão e se acrescenta um saco de boxe. São efetuadas combinações de exercícios que advêm dos desportos de combate, como o Karaté, Boxe, Tai Chui Chuan e Muay Thai. Nesta aula procura-se o reforço muscular global e também tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade aeróbia e espírito de grupo. Uma classe intensa e que procura o aumento significativo dos parâmetros fisiológicos.

HidroSénior
Aula de hidroginástica direcionada para a população sénior.

Pt Aquático
O Pt Aquático surge com a necessidade de acompanhar a evolução do mercado do fitness. Trata-se de um trabalho individualizado com objetivos de melhoria da condição física e psicológica do aluno.

Pt Rent
Aluguer de espaço para aulas de PT

Natação triatlo
Execução de tarefas aquáticas destinadas a preparar os alunos para a modalidade de triatlo.

Festas de Aniversário
Organização de festas de aniversário que incluem uma vasta gama de atividades orientadas por monitores da respetiva piscina, tais como: estafetas de natação, hidroginástica ou ainda, jogos tradicionais em ambiente aquático.

Para além das modalidades de base, a MS - Matosinhos Sport, EM apresenta, regularmente, programas e eventos próprios.
Destacam-se as atividades temáticas de Carnaval, Páscoa e Natal, e outras, como as ações de formação de âmbito desportivo e recreativo aquático, aulas de hidroginástica gratuitas alusivas aos mais variados temas, os Festivais de Natação, entre outras.
As Piscinas Municipais do Concelho de Matosinhos contam com cerca de 15 000 utentes ativos para além de diversas instituições, associações, escolas e clubes.

 

Piscina Municipal de Custóias

2008071115165262116.jpg
Rua Francisco Almeida 4460-156 Custóias
Tel: 229 546 673
 
Coordenadas:
Lat: 41°11'38.22"N
Long: 8°38'36.81"W

Diretor Técnico – Ricardo Maia

Horário de Funcionamento
2ªf: 7h45 / 13h45 – 16h00 / 22h00
3ªf: 7h45 / 13h45 – 16h00 / 22h00
4ªf: 7h45 / 13h45 – 16h00 / 21h15
5ªf: 7h45 / 13h45 – 16h00 / 22h00
6ªf: 7h45 / 13h45 – 16h00 / 22h00
Sábado: 8h30 / 13h00 – 16h00 / 19h00
Domingo: Encerrado
Feriados: Encerrado

Modalidades/Atividades
Escolas de Natação: Natação para Bebés, Crianças e Adultos
Nado Livre
Hidroginástica. Hidro Sénior. Hidrobike. Hidroterapia
Festas de Aniversário
PT Aquático / PT Rent / Aqua Relax
Masterswim
Aquagym
AquaTraining
Pólo Aquático
Atividades de Fitness

Características técnicas
Ano de construção –2001
Bancada – 120 lugares sentados
Balneários – 3; cacifos - 140; chuveiros – 21
Piscina – 25 m x 12.5 m; 6 pistas; profundidade variável: 0.90 m a 1.30 m
Piscina – 12.5 m x 8 m; 4 pistas; profundidade estabilizada: 0.90 m
Aquecida, filtrada, tratamento da água através de cloro e UVs
Sala de ginástica - 180 m2

 

PISCINA MUNICIPAL DE GUIFÕES

A Nova Centralidade de Guifões integra uma Piscina e um Pavilhão Desportivo Municipal, numa proposta arquitetónica singular onde duas instalações desportivas convivem num único edifício.

Rua de Passos Manuel - Guifões
22 010 95 47
piscinaguifoes@matosinhosport.com 

Coordenadas:
Lat: 41º11’57.00’’N
Long: 8º39’56.70’’O
Diretor Técnico – João Abecassis

Horário de Funcionamento
2ª, 4ªf e 6ªf: 7h45 / 13h45 - 16h00 / 22h00
3ª e 5ªf: 9h15 / 13h45 - 16h00 / 22h00
Sábado: 9h15 / 13h00
Domingo: 9h00 / 13h00
Feriados: Encerrado

Modalidades/Atividades
Escolas de Natação: Natação para Bebés, Crianças e Adultos
Nado Livre
Hidroginástica
Hidro Sénior
Aquafitboard
Hidrobike
Festas de Aniversário
PT Aquático / PT Rent
Masterswim
Aquafit

Características técnicas
Ano de construção –2008
Balneários – 6
Piscina – 25 m x 12.5 m; 6 pistas; profundidade 1.50 m
Piscina – 12.5 m x 8 m; 4 pistas; profundidade 1.20 m
Aquecida, filtrada, tratamento da água através de cloro e UVs
Posto Médico
Bar / Cafetaria (comum ao Pavilhão Municipal)
Parque de Estacionamento (comum ao Pavilhão Municipal)

 
  
 

Piscina Municipal de Leça do Balio

20080711152457546969.jpg
 
Rua D. Frei Manuel Almeida Vasconcelos, Leça do Balio
22 953 09 05
piscinalbalio@matosinhosport.com 

Coordenadas:
Lat: 41°13'7.82"N
Long: 8°37'54.13"W

Diretor Técnico– Ricardo Maia

Horário de Funcionamento
Segundas: 7h45 / 12h15 – 16h00 / 21h30
Terças: 9h15 / 13h45 - 16h00 / 21h30
Quarta: 7h45 / 11h30 – 16h00 / 21h30
Quintas: 9h15 / 13h45 - 16h00 / 21h30
Sextas: 7h45 / 12h15 – 16h00 / 21h30
Sábado: 9h15 / 13h00
Domingo: 10h00 / 13h00
Feriados: Encerrado

Modalidades/Atividades
Escolas de Natação: Natação para Bebés, Crianças e Adultos
Nado Livre
Hidroginástica
Hidro Sénior
Hidrobike
Festas de Aniversário
PT Aquático / PT Rent / Aqua Relax
Aquatraining
Polo Aquático
Triatlo (Natação para Triatlo)

Características técnicas
Ano de construção – 1996
Bancada – 150 lugares de pé
Balneários – 3; cacifos - 96; chuveiros – 16
Piscina – 25 m x 12.5 m; 6 pistas; profundidade variável: 0.90 m a 1.30 m
Aquecida, filtrada, tratamento da água através de cloro e Uvs

 
 
 
 
Piscina Municipal de Matosinhos
20080711153041578687.jpg
 
Rua Augusto Gomes
4450-053 Matosinhos
22 938 48 74
piscinamatosinhos@matosinhosport.com 

Coordenadas:
Lat: 41°10'59.94"N
Long: 8°40'42.05"W

Diretor Técnico - Paulo Maia

Horário de Funcionamento
Semana: 7h45 / 22h00*
*4ªf: encerra 21h15
Sábado: 9h15 / 13h00 – 16h00 / 19h00
Domingo: 9h00 / 13h00
Feriados: Encerrado

Modalidades/Atividades
Escolas de Natação: Natação para Bebés, Crianças e Adultos
Nado Livre
Hidroginástica
Aquafitboard
Hidro Sénior
Hidrobike
Festas de Aniversário
PT Aquático / PT Rent
Atividades Pré e Pós Parto

Características técnicas
Ano de construção – 1979
Requalificação - Setembro 2009
Balneários – 5; cacifos - 96; chuveiros – 10
Piscina – 25 m x 12.5 m; 6 pistas; profundidade variável: 1.20 m a 1.70 m
Piscina –12.5 m x 8 m; 4 pistas; profundidade estabilizada 1.10 m.
Aquecida, filtrada, tratamento da água através de cloro e UVs
Bar / Cafetaria

 
 
Piscina Municipal de Perafita
20080711163714734186.jpg
 
Rua António Silva Cruz - Perafita
22 996 59 88
piscinaperafita@matosinhosport.com 

Coordenadas:
Lat: 41°13'19.83"N
Long: 8°42'2.52"W

Diretor Técnico – Sílvia Alfaia

Horário de Funcionamento
2ªf, 4ªf e 6ªf: 7h00 / 22h00
3ªf e 5ªf: 7h45 / 13h45 - 16h00 / 22h00
Sábado: 8h30 / 13h00 – 16h00 / 19h00
Domingo: 9h00 / 13h00
Feriados: Encerrado

Modalidades/Atividades
Escolas de Natação: Natação para Bebés, Crianças e Adultos
Nado Livre
Hidroginástica
Hidro Sénior
Hidrobike
Festas de Aniversário
PT Aquático / PT Rent / Aqua Relax
Masterswim
AquaZumba
Aqua RX

Características técnicas
Ano de construção – 2001
Bancada – 120 lugares sentados
Balneários – 3; cacifos - 146; chuveiros – 21
Piscina – 25 m x 12.5 m; 6 pistas; profundidade variável: 0.90 m a 1.30 m
Piscina – 12.5 m x 8 m; 4 pistas; profundidade estabilizada: 0.90 m
Aquecida, filtrada, tratamento da água através de cloro e UVs
Bar / cafetaria

 
 
 

Piscina Municipal de S. Mamede de Infesta

20080711164359734186.jpg
 
Rua Igreja Velha - S. Mamede de Infesta
22 901 32 89
piscinasmamede@matosinhosport.com 

Coordenadas:
Lat: 41°11'49.13"N
Long: 8°36'8.74"W

Diretor Técnico – Pedro Neves

Horário de Funcionamento
2ªf, 4ªf e 6ª: 7h45 / 12h30 – 16h00 / 21h15
3ªf e 5ªf: 9h15 / 13h45 - 16h00 / 21h15
Sábado: 9h00 / 13h00
Domingo: 9h00 / 13h00
Feriados: Encerrado

Modalidades/Atividades
Escolas de Natação: Natação para Bebés, Crianças e Adultos
Nado Livre
Hidroginástica
Hidro Sénior
Hidrobike
Festas de Aniversário
PT Aquático / PT Rent / Aqua Relax
Aquatraining
Polo Aquático

Características técnicas
Ano de construção – 1988
Bancada – 200 lugares sentados
Balneários – 3; cacifos - 140; chuveiros – 17
Piscina – 25 m x 12.5 m; 6 pistas; profundidade variável: 1.20 m a 1.40 m
Piscina – 12.5 m x 8 m; 4 pistas; profundidade variável: 0.90 m a 1.20 m
Aquecida, filtrada, tratamento da água através de cloro e Uvs

 
 

Piscina Municipal da Senhora da Hora

2008071116493678474.jpg
 
Rua Padre António Porto, 244 - Senhora da Hora
22 953 86 89 | 91 814 36 92
piscinashora@matosinhosport.com 

Coordenadas:
Lat: 41º11’3.46’’N
Long: 8º39’24.18’’W

Diretor Técnico – Elsa Fumega

Horário de Funcionamento
Segundas, Quartas e Sextas: 7h00 / 22h00
Terças e Quintas: 7h45 / 22h00
Sábado: 8h30 / 13h00 – 16h00 / 20h30
Domingo: 9h00 / 13h00
Feriados: Encerrado

Modalidades/Atividades
Escolas de Natação: Natação para Bebés, Crianças e Adultos
Nado Livre
Hidroginástica
Hidro Sénior
Hidrobike
Acquapole
Acquaboxe
PT Aquático / PT Rent / Aqua Relax
Aquatraining
Aqua Relax Body & Soul
Pólo Aquático

Características técnicas
Ano de construção – 2005
Bancada – 350 lugares sentados
Balneários – 4; cacifos - 250; chuveiros – 31
Piscina – 25 m x 17.5 m; 8 pistas; profundidade variável: 2.00 m a 2.20 m
Piscina – 17.5 m x 8 m; 5 pistas; profundidade variável: 0.90 m a 1.30 m
Aquecida, filtrada, tratamento da água através de cloro e UVs
Bar / Cafetaria / Esplanada

 

Piscina das Marés

A Piscinas das Marés é um conjunto de piscinas de água salgada localizadas na Praia de Leça na Freguesia de Leça da Palmeira, Concelho de Matosinhos.
Construída na década de 1960 e inaugurada em 1966, foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, o mais conceituado e premiado arquiteto contemporâneo português. Em 2006 foi classificada como Monumento Nacional.
As duas piscinas (uma só para crianças) de água salgada são uma alternativa às várias praias que se estendem ao longo do concelho de Matosinhos.
A Piscina das Marés inclui duas piscinas, vestiários e balneários e um bar/lounge.
Funciona durante a época balnear das 9h00 às 19h00.

Avenida da Liberdade
Leça da Palmeira
4450-716 LEÇA DA PALMEIRA
Tlf: 229 952 610 / 635 222 143
mail: geral@matosinhosport.com 
Coordenadas:
Lat: 41°11'34.40"N
Long: 8°42'27.58"W

Piscina da Quinta da Conceição

A Quinta da Conceição é um parque público localizado na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto.
Inicialmente o local era as instalações do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de São Francisco que lá chegou em 1481. Atualmente ainda é visível o antigo claustro do convento, alguns chafarizes, um portal de estilo manuelino e a capela de São Francisco.
Na década de 60, a Quinta foi alvo de importantes melhoramentos coordenados por Fernando Távora onde se destaca o pavilhão de ténis e a piscina.
A Piscina da Quinta da Conceição é uma obra do Arq. Álvaro Siza Vieira e foi inaugurada em 1965.

Avenida Doutor Antunes Guimarães
4450-620 Matosinhos
Tlf: 935222148
mail: geral@matosinhosport.com 

Coordenadas:
Lat: 41º11’43.81”N
Long: 8°41'11.87"W