Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Desporto

MatosinhosSportDesporto
20081111120626203777.jpgA MS – Matosinhos Sport, EM, é a empresa municipal da Autarquia de Matosinhos responsável pela gestão de equipamentos desportivos e de lazer.
Foi constituída em 11 de novembro de 2002 com a missão de assegurar o planeamento, a administração, a gestão e a manutenção de espaços e equipamentos desportivos da autarquia, bem como de promover e realizar atividades de animação desportiva.
Os seus objetivos principais consistem em proporcionar um serviço de qualidade na gestão e manutenção dos equipamentos desportivos e, através dos Programas Municipais de Fomento Desportivo, incentivar a prática desportiva da generalidade dos cidadãos.
 
A MS – Matosinhos Sport, EM, está sedeada no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e atualmente assegura a gestão das Piscinas Municipais de Custóias, Leça do Balio, Matosinhos, Perafita, S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, do Pavilhão Municipal de Custóias, da Zona Desportiva e Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira, do Pavilhão Municipal de Matosinhos, do Pavilhão Óscar Lopes em Matosinhos, do Pavilhão Municipal de Santa Cruz do Bispo e do Complexo Desportivo Municipal Óscar Marques na Senhora da Hora.
 
Entre as atividades de promoção da prática desportiva fomentadas pela MS – Matosinhos Sport, EM, sublinhe-se a criação e gestão das Escolas Municipais de Desporto, a gestão do Programa de Atividade Física e Desportiva de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Programas de Atividades Físicas e Ocupação de Tempos Livres (férias em movimento, atividades de verão e eventos desportivos).
 
As Escolas Municipais de Natação procuram atrair o maior número possível de alunos, de todas as idades, desenvolvendo diversas atividades aquáticas, desportivas, recreativas e formativas, enquadradas por profissionais especializados e qualificados. Dispensando um conjunto de serviços, no âmbito da aprendizagem, do aperfeiçoamento e do desenvolvimento das atividades aquáticas através das suas escolas de natação, natação para bebés, nado livre e hidroterapia, apresenta ainda uma componente lúdico-recreativa, através de várias modalidades como o aquabike, hidroginástica, polo aquático e mergulho, atendendo às particularidades dos vários segmentos etários. Entre as atividades refiram-se o Torneio 1ª Braçada, os Festivais de Natação, as Tournées de Hidroginástica e Eventos Vários para os Jovens. As Piscinas Municipais Cobertas contam com mais de 6000 utentes ativos para além de instituições, associações, escolas e clubes.
 
As Escolas Municipais de Ginástica e de Judo justificam-se pela inexistência de oferta desportiva nessas modalidades em todo o Concelho ao que se pode associar a sua importância no desenvolvimento motor de base das crianças, porque estimula, desenvolve e aperfeiçoa qualidades e habilidades motoras à medida do estado de desenvolvimento. A Escola Municipal de Atletismo justifica a sua criação, já que apenas uma coletividade desenvolve a sua prática em escalões de formação. Faz uma abordagem de todas as modalidades do atletismo na ótica da progressividade. A criação da Escola Municipal de Voleibol justifica-se pela reduzida variedade de oferta desportiva existente e pelo número reduzido de praticantes dessa modalidade na freguesia adstrita. A Escola Municipal de Ténis, localizada no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira, pretende dar resposta ao elevado número de crianças e jovens que procuram a prática desta modalidade que no panorama Nacional está no ranking das 10 atividades mais praticadas. A Escola Municipal de Ténis de Mesa, atividade do agrado de uma grande maioria de alunos do ensino básico, pretende a par com um clube do Concelho incutir e desenvolver o gosto pela modalidade.
 
O Programa de Atividade Física e Desportiva de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico consiste na disponibilização de professores de Educação Física, equipamentos e transportes, de modo a que todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico tenham uma atividade física regular, em conformidade com as novas orientações emanadas pelo Ministério da Educação.
 
As Atividades Físicas e Ocupação de Tempos Livres, são atividades incidentes nos períodos de férias, – Páscoa, verão e Natal – que pretendem ocupar de forma ativa e sadia todos os munícipes com destaque para os jovens. Potenciando em cooperação com os clubes recursos materiais e humanos, a MS – Matosinhos Sport, EM, proporciona assim aos mais jovens, muitos deles originários de agregados familiares com condições socio-económicas desfavorecidas, em períodos que os encarregados de educação não os podem acompanhar, um papel determinante na sua formação e desenvolvimento através de atividades desportivas relacionadas com a cultura e o ambiente.
O desporto, enquanto fenómeno de inclusão e coesão social, pressupõe, entre outros aspetos, a distribuição de forma equilibrada dos recursos desportivos e a igualdade de oportunidades no acesso à prática desportiva dos cidadãos. Partindo deste pressuposto, procurando incrementar, melhorar e diversificar continuamente a oferta desportiva, a MS – Matosinhos Sport, EM apoia, de forma criteriosa, o associativismo; programa e desenvolve serviços próprios, tendo em conta não só as tendências do desporto de rendimento mas também as do desporto de lazer e tempo livre, assim como as necessidades e interesses da população.
 
MS – Matosinhos Sport, EM - Empresa Municipal de Desporto
Centro de Desportos e Congressos
Rua Nova do Estádio, 244 - 4460 – 381 Senhora da Hora, Matosinhos
Tel.: 22 936 4090 - Fax: 22 936 4091
E-mail Geral: geral@matosinhosport.com
Url: www.matosinhosport.com