Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
ProteçãoCivilNotícias

Feira da Proteção Civil

1.º Encontro Nacional dos Serviços Municipais de Proteção Civil

13.05.19

No âmbito da XI edição da Feira da Proteção Civil, decorreu no dia 10 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o 1º Encontro Nacional dos Serviços Municipais de Proteção Civil em Matosinhos, uma das novidades desta edição.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, associaram-se a esta iniciativa que contou com a participação de representantes de cerca de 40 municípios provenientes de todo o país e regiões autónomas, que discutiram, refletiram e partilharam conhecimentos, experiências e boas práticas ao nível da Proteção Civil Municipal.
A sessão focou-se especialmente em alguns dos aspetos que se enquadram nas principais preocupações dos colaboradores dos serviços municipais, de que são exemplo, a estruturação e composição dos serviços, a formação específica, a necessidade de disponibilidade permanente, as compensações dos trabalhadores e as carreiras da Proteção Civil.
Luísa Salgueiro aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos, mostrando a sua satisfação pelo sucesso da iniciativa e pela diversidade de municípios presente, facto que atesta a sua relevância e pertinência. A Presidente da autarquia deixou ainda a garantia de que, na impossibilidade de realização do próximo encontro deste tipo noutro município do país, Matosinhos poderá assumir mais uma vez esse papel.
O Vereador da Proteção Civil salientou também a grande adesão neste primeiro encontro do género, bem como a grande valia das participações, destacando a aproximação das necessidades e dificuldades dos municípios no que ao reconhecimento, definição e estruturação das carreiras dos trabalhadores da proteção Civil diz respeito, assim como no justo reconhecimento da disponibilidade permanente, do risco e perigosidade, que deve ser devidamente recompensada. Por fim, reforçou a vontade demonstrada por todos deste ter sido o primeiro de muitos encontros e no potencial de crescimento de participação destes fóruns.
Recorde-se que a Feira da Proteção Civil decorreu entre os dias 9 e 12 de maio no Jardim Basílio Teles, pretendendo sensibilizar a população para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no município, com vista à sensibilização para a segurança e proteção dos cidadãos.
Ao longo dos quatro dias foi possível assistir a ações de sensibilização, demonstrações, workshops, palestras, exposição de meios, rastreios, exercícios práticos de utilização de equipamentos de proteção individual dos bombeiros e ações de divulgação em matéria de prevenção rodoviária.

Not conf protecao civil 1 1 882 600
Not conf protecao civil 2 1 882 600
Not conf protecao civil 3 1 882 600
Not conf protecao civil 4 1 882 600
Not conf protecao civil 5 1 882 600
Not conf protecao civil 6 1 882 600
Not conferencia protecao civil 1 1 882 600
Not conferencia protecao civil 2 1 882 600

Artigos relacionados: