Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
JuventudeEducaçãoNotícias

Programa SAGAZ

Mais de cem jovens participam amanhã, dia 13 de março, na Esc. Sec. Augusto Gomes na 10.ª edição do SAGAZ

12.03.19

Com três centenas de pessoas já abrangidas e ativas, e uma taxa de sucesso superior aos 90% nos últimos três anos, o programa SAGAZ, destinado a aproximar os estudantes do ensino secundário de Matosinhos do mercado de trabalho, vai amanhã entrar na sua décima edição. Durante uma iniciativa que terá lugar a partir das 14 horas, na Escola Secundária Augusto Gomes, mais de cem alunos passarão a ser acompanhados por um profissional que atuará como mentor do jovem, contribuindo, deste modo, para a sua valorização pessoal e profissional.

O programa SAGAZ recupera o espírito do “mestre” e do “aprendiz”, pretendendo orientar o percurso formativo, lúdico, cultural, social e profissional dos alunos do ensino secundário. A edição que agora se inicia é a maior de sempre, envolvendo também meia centena de profissionais que se disponibilizam para servir de mentores dos mais de cem alunos de Matosinhos que amanhã integrarão o programa.

Até ao final de 2019 o programa terá abrangido quase 600 jovens, número que em 2020 chegará ao milhar de alunos. Os participantes ficarão melhor apetrechados para fazer face às exigências do mercado de trabalho, podendo dispor também de um gestor de carreira que poderá ser ativado até três anos após a data de realização do SAGAZ.

Esta décima edição é especialmente voltada para estudantes de cursos profissionais, os quais contarão com mentores com mais de 5 anos de experiência profissional, disponíveis para esta iniciativa de voluntariado preventivo. Integrado numa candidatura da Câmara Municipal de Matosinhos aos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, cofinanciado pelo programa comunitário Portugal2020/Norte 2020, o SAGAZ proporciona um conjunto de ferramentas que poderão auxiliar os jovens em vários momentos, da escolha do curso à criação de uma rede de contactos profissionais.

not programa sagaz

Artigos relacionados: