MatosinhosHabitHabitaçãoNotícias

Programa Escolhas em Matosinhos

Candidatura apresentada centra a sua intervenção no Conjunto Habitacional do Seixo

18.02.19

ProgramaEscolhas

Matosinhos apresentou uma nova candidatura ao Programa Escolhas, programa governamental que visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis.
Criado em 2001 pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações, o Programa Escolhas vai já na sua 7º geração (2019-2020) e apoiará projetos de todo o país em áreas como a educação, a formação e qualificação, o emprego, o empreendedorismo, a dinamização comunitária, a participação e a cidadania.
A candidatura de Matosinhos envolve várias entidades e centra a sua área de intervenção no Conjunto Habitacional do Seixo, com o intuito de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades de centenas de crianças e jovens que ali vivem.
O consórcio “MAIS Oportunidades, MAIS Escolhas – E7G” engloba parceiros como a Escola de 2ª Oportunidade de Matosinhos, Câmara Municipal de Matosinhos, ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Associação Mais, Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Matosinhos e MatosinhosHabit.
O projeto, de âmbito mais alargado, pretende “diminuir os comportamentos de risco e promover estilos de vida saudável, através do envolvimento das crianças e jovens em atividades de participação cívica, social e comunitária; fomentar a valorização e o interesse pela escola em crianças, jovens e familiares, através do desenvolvimento de soft skills, com recurso a modelos pedagógicos integrados; contribuir para a transição na vida, através da capacitação e/ou certificação de crianças, jovens e adultos”.
Está prevista a realização de várias atividades com a participação por ano de 175 crianças e jovens.
O júri de avaliação das candidaturas à 7.ª Geração do Programa Escolhas reuniu no passado dia 14 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Os resultados serão divulgados esta semana.

Not programa escolhas 1 882 600