PlanoMunicipaldeLeituraLiteraturaNotícias

Comunidade de Leitores

Próximo ciclo inicia-se já em março com dinamização de Miguel Miranda

15.02.19

O passado dia 12 de fevereiro ficou marcado pela realização da última sessão da Comunidade de leitores do Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos com Valter Hugo Mãe.
Iniciado em setembro de 2018, este projeto da comunidade de leitores contou com a dinamização do escritor Valter Hugo Mãe e foi dedicada aos “Livros contra a moral dominante”.
O primeiro livro analisado pela comunidade foi o romance "O Estrangeiro", de Albert Camus, seguindo-se, a um ritmo mensal, outros livros propostos pelo autor relacionados com a vida e as inquietações contemporâneas.
"Cartas de amor de uma freira portuguesa", de Mariana Alcoforado, "O Quarto da Mãe", de Sérgio Mendes, "Caim", de José Saramago, "Bartleby", de Herman Melville foram também alvo da observação desta comunidade, acabando este ciclo dinamizado por Valter Hugo Mãe com a análise partilhada do livro de Ricardo Menéndez Salmón, “A Ofensa “.
A iniciativa teve um total de 250 participantes ao longo das 6 sessões.
O Plano Municipal de Leitura e a sua Comunidade de Leitores recomeçará já em março na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, subordinada ao tema “Literatura: uma doença textualmente transmissível” sendo o autor Miguel Miranda o moderador residente desta segunda edição, cumprindo-se um dos objetivos do PML, de configurar-se como uma oportunidade privilegiada de aproximação do público aos autores e à sua obra, familiarizando-o diretamente com o universo do livro e da leitura.
As inscrições para as tertúlias da Comunidade de Leitores dinamizadas por Miguel Miranda, limitadas a 40 vagas por sessão, podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/Z1C73ncFNX95j8hO2

"A Febre das Almas Sensíveis" de Isabel Rio Novo
19 de março 2019 às 21:00
Convidado Especial: António Ramalho de Almeida, à conversa com Miguel Miranda e com a participação da Autora (por vídeo-chamada)