ProtocolosMatosinhosHabitNotícias

MatosinhosHabit ganha novos parceiros

Protocolos assinados com cinco instituições

14.02.19

A importância do alargamento da rede de parceiros da MatosinhosHabit foi uma das principais notas de destaque do Seminário “Habitação e Direitos Humanos”, que, em novembro do ano passado, assinalou os 20 anos daquela empresa municipal.
Assim, dando seguimento à necessidade manifestada, a MatosinhosHabit assinou hoje um conjunto de protocolos com várias instituições com o intuito de melhorar cada vez a vida dos moradores dos conjuntos habitacionais municipais.
Os protocolos foram assinados entre a MatosinhosHabit, a Escola Superior de Saúde do Porto, Instituto Superior de Serviço Social, a Passo Positivo, a EPROMAT- Escola Profissional de Matosinhos, e a Câmara Municipal de Matosinhos, através do Projeto V.E.M. – Voluntariado Em Matosinhos.
A cerimónia de assinatura teve lugar esta manhã nas instalações da MatosinhosHabit e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, Luísa Salgueiro, e dos administradores da MatosinhosHabit, Tiago Maia e Fernanda Rodrigues.
“Esta parceria vai-nos permitir atingir mais facilmente os nossos objetivos. Queremos envolver a comunidade e as nossas instituições de referência. Queremos chegar a mais pessoas e dar melhores respostas”, esclareceu Luísa Salgueiro.
Tiago Maia defendeu a importância de “uma rede cada vez mais próxima das pessoas” e “é isso que esta administração tem vindo a fazer”.
Por sua vez, Fernanda Rodrigues considerou que, com este passo, “estamos a contribuir para uma organização porosa, que respira para dentro e para fora”.
O protocolo assinado com a Escola Superior de Saúde do Porto prevê a realização de um estágio nas áreas de Educação Clínica e de Projetos /Dissertação de Mestrados.
Também o documento assinado com o Instituto Superior de Serviço Social abrange a realização de estágios curriculares da licenciatura em Serviço Social, em vertentes como o Envelhecimento Ativo, entre outras.
Já o protocolo assinado hoje com a Passo Positivo serviu apenas para formalizar a cooperação já existente desde 2016.
A Passo Positivo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, formada por um grupo de voluntariado e sedeada na União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora. Uma das suas áreas de intervenção é a disponibilização de ajudas técnicas para a prevenção de acidentes domésticos, nomeadamente a adaptação das habitações às novas necessidades. Desde 2016, foram sinalizadas aproximadamente 30 habitações, sob gestão da empresa municipal, com necessidade de intervenção para prevenir acidentes domésticos, tendo aproximadamente 90% obtido resposta positiva.
Também a Câmara Municipal de Matosinhos, através do Projeto V.E.M. – Voluntariado Em Matosinhos, se compromete a disponibilizar voluntários para colaborar em todas as iniciativas da MatosinhosHabit que trabalham e valorizam as envolventes sociais, favorecendo ambientes inclusivos e saudáveis.
O protocolo estabelecido com a EPROMAT- Escola Profissional de Matosinhos inclui, entre outros aspetos, a realização de estágios curriculares/ profissionais, a participação em ações de formação, e a colaboração em vários projetos e eventos, sendo que um dos principais objetivos passa pela promoção e reforço da cidadania e de responsabilidade social, sobretudo dos jovens.

Not protocolos mtshabit   1  1 882 600
Not protocolos mtshabit   2  1 882 600