ArquiteturaNotícias

Souto de Moura condecorado

Presidente da República atribui a arquiteto a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública

13.02.19

Eduardo Souto de Moura vai ser condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

O anúncio foi feito ontem, em Lisboa, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém.
A condecoração terá lugar no Palácio de Belém, em data a definir.

Recorde-se que, já em 2012, o arquiteto foi condecorado pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o título de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Para o Chefe de Estado, "é de reconhecimento nacional que falamos ao celebrar os nossos melhores em nome de Portugal".

Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura foi vencedor do Prémio Pritzker 2011, tendo sido também o primeiro arquiteto português a ser distinguido com o Piranesi Prix de Rome, na categoria de carreira.

Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Eduardo Souto de Moura iniciou a sua carreira colaborando no atelier de Álvaro Siza Vieira.

Em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade ao vencer o concurso para o projeto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (1981-1991) que o viria a lançar, dentro e fora de Portugal, como um dos mais importantes arquitetos da nova geração.

Assinou, entre outros projetos, a Marginal de Matosinhos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

No ano passado, Eduardo Souto de Moura recebeu o Leão de Ouro, a distinção máxima da Bienal de Arquitetura de Veneza.

O arquiteto, recorde-se, doou parte do seu espólio à Casa da Arquitectura, composto por mais de 400 maquetas de estudo, pela coleção de maquetas de apresentação que integram a exposição itinerante «Temi i projeti» e ainda por 54 painéis com fotografias de Luís Ferreira Alves e esquissos relativos às obras mais emblemáticas do arquiteto.

Já este ano, a partir de setembro, a Casa da Arquitectura dará a conhecer numa grande exposição individual obras de Eduardo Souto de Moura.

A Câmara Municipal de Matosinhos congratula-se com a justíssima condecoração da Presidência da República a Eduardo Souto de Moura, orgulhando-se da distinção de um dos mais prestigiantes arquitetos cujo trabalho foi fundamental para a afirmação de Matosinhos.

Not souto de moura 1 1 882 600
Not souto de moura 2 1 882 600