MuseuQuintaSantiagoCinemaInfantilNotícias

Cinema de terror na Quinta de Santiago

Jovens participação em residência artística “Aprender com Arte”

07.02.19

12 jovens visitam o Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, com o intuito de participar num workshop. Todavia, apercebem-se de que estão sozinhos e decidem procurar alguém.
Divididos em grupos, decidem explorar partes diferentes da casa. Pelo caminho, vários elementos do grupo vão desaparecendo misteriosamente. Inicialmente, os jovens pensam que se trata de uma brincadeira ou de um jogo das escondidas, mas os desaparecimentos continuam até que o último a resistir é apanhado por fantasmas. O Museu da Quinta de Santiago parece uma casa assombrada. Mas, afinal, tudo não passou de um sonho e o preto e branco do “filme de terror” dá lugar às cores da realidade.
É este o enredo da curta metragem “A incrível aventura de um grupo de jovens na terrível Quinta de Santiago”, que estreou no passado dia 1 de fevereiro naquela estrutura museológica municipal.
Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos com o apoio da OPPIA – oPorto Picture Academy, o filme é o resultado final de um trabalho que um grupo de jovens realizou no âmbito da residência artística “Aprender com Arte”.
De 17 a 21 de dezembro do ano passado, 12 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos, participaram nesta oficina de cinema.
Os inscritos aprenderam os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, partilharam experiências e definiram o argumento e a realização desta curta-metragem.
A oficina de cinema abrangeu as diferentes áreas da sétima arte, desde a identificação das profissões associadas ao cinema, à linguagem dos planos, ao argumento, à manipulação de equipamentos de som, vídeo, luz e software de edição, potenciando nos participantes o desenvolvimento de competências cognitivas, críticas e criativas, estimulando também a curiosidade pelas profissões artísticas.
A curta-metragem pode ser vista no seguinte link: https://youtu.be/qzlNIckEJNg

Not filme museu quinta santiago 1 1 882 600
Not filme museu quinta santiago 2 1 882 600