NotíciasHabitaçãoMatosinhosHabit

Apoio ao arrendamento

Mais 15 famílias do Concelho passaram a receber ajuda da MatosinhosHabit

05.02.19

Os cheques foram entregues no passado dia 1 de fevereiro a famílias oriundas das uniões de freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo (2), de Matosinhos e Leça da Palmeira (5), de Custóias, Leça do Balio e Guifões (5), e de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora (2).
A entrega de cheques decorreu nas instalações da MatosinhosHabit e contou com a presença do administrador da empresa municipal, Tiago Maia.
O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento surgiu em 2009 da necessidade de encontrar respostas diversificadas aos problemas de habitação existentes no Concelho.
Os preços praticados pelo mercado privado de arrendamento dificultam o acesso de muitas famílias que, simultaneamente, não reúnem critérios de priorização para a atribuição de habitação social. Por outro lado, em situações de desemprego, doença, entre outros, as famílias veem diminuir os seus rendimentos e consequentemente não conseguem suportar os encargos com habitação.
Assim, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apresenta-se como uma alternativa à habitação social e evita o desalojamento face a ações de despejo, fruto das dificuldades económicas das famílias.
Atualmente, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apoia 695 famílias (1449 pessoas), atribuindo uma verba mensal total que ultrapassa os 74 mil euros. Os valores atribuídos variam entre os 75 e os 125 euros por mês.
As 15 novas famílias agora abrangidas pelo apoio recebem, no total, 1650 euros por mês. 4 famílias são contempladas com um apoio até 75 euros, 1 até 100 euros e 10 até 125 euros.

Not entrega cheques  1  1 882 600
Not entrega cheques  2  1 882 600