Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
NotíciasMarSegurança

Comando da Zona Marítima do Norte

Novo responsável foi recebido pela Presidente da Câmara de Matosinhos

16.01.19

O Comando da Zona Marítima do Norte tem uma nova liderança. O capitão-de-mar-e-guerra José Zacarias da Cruz Martins substitui no cargo o capitão-de-mar-e-guerra Carlos Osvaldo Rodrigues Campos, que desempenhou as funções durante dois anos.

Nos últimos três anos, Zacarias da Cruz Martins esteve destacado nos Açores, tendo desempenhado as funções de Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Ponta Delgada e de Vila do Porto e, por inerência, Adjunto do Chefe do Departamento Marítimo dos Açores e 2.º Comandante da Zona Marítima dos Açores.

Nomeado para o cargo de Comandante da Zona Marítima do Norte a 3 de janeiro deste ano por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, José Zacarias da Cruz Martins irá prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional, em acumulação de funções, a fim de prover os cargos de Chefe do Departamento Marítimo do Norte, Capitão do Porto do Douro e Capitão do Porto de Leixões.

José Zacarias da Cruz Martins e Carlos Osvaldo Rodrigues Campos foram hoje recebidos na Câmara Municipal de Matosinhos pela Presidente da Autarquia, Luísa Salgueiro. A receção serviu não só para apresentação do novo responsável pelo Comando da Zona Marítima Norte, como para a despedida do seu antecessor no cargo.

O Comando Marítimo da Zona Norte, na sua área de jurisdição, assegura as conduções das operações navais, garante a fiscalização dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, colabora no controlo naval da navegação, elabora os planos de defesa local dos portos situados na sua área de responsabilidade, e colabora nas atividades de busca e salvamento.

Na sua despedida, Carlos Campos fez questão de agradecer a “colaboração a todos os níveis” da Autarquia: “Sempre que recorremos aos serviços da Câmara de Matosinhos, tivemos sempre uma resposta fantástica”. Quanto ao seu sucessor, afirmou estar “convencido” de que esta boa relação com a autarquia, “vai continuar ou até melhorar”.

Já Cruz Martins realçou que, nestas novas funções, estará “sempre do lado da solução” e promete “contribuir para a resolução dos problemas que poderão aparecer”, demonstrando “disponibilidade para continuar a linha de diálogo” do seu antecessor e “servir as comunidades locais”.

Na “passagem de testemunho” no Comando da Zona Marítima do Norte, e no âmbito da “relação de proximidade” existente com a autarquia a que preside, Luísa Salgueiro deu as boas-vindas a Cruz Martins que agora inicia as suas funções.

“Esta é uma área muito importante para nós. Temos uma costa muito atrativa. Há sempre coisas a acontecer em Matosinhos. Por isso, vamos encontramo-nos regularmente. Desejo-lhe as maiores felicidades para as funções que agora inicia. Reitero a nossa disponibilidade para o que for preciso. Tem aqui uma equipa empenhada para que o seu mandato corra pelo melhor”, disse Luísa Salgueiro.

A sessão de cumprimentos contou ainda com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do Superintendente António Salgado Rosa.

Amanhã, terá lugar nas instalações do Comando da Zona Marítima do Norte, em Leça da Palmeira, a cerimónia de entrega do Comando da Zona Marítima do Norte, seguida da tomada de posse dos cargos de Chefe do Departamento Marítimo do Norte, Capitão do Porto de Leixões e Capitão do Porto do Douro.

3189 image 1 882 600
3190 image 1 882 600
3191 image 1 882 600
3192 image 1 882 600
3193 image 1 882 600
3194 image 1 882 600
3195 image 1 882 600
3196 image 1 882 600

Artigos relacionados: