NotíciasEducaçãoJaneiras

Mais um dia para ouvir as Janeiras

Alunos do Externato António Nobre desejaram um bom ano ao Executivo

15.01.19

“Somos cá da terra
E vimos cantar
Dar as Boas Festas
Para vos alegrar
Neste Ano Novo
Que Deus nos ajude
Nos dê muita paz
E muita saúde”

Estes foram alguns dos versos que um grupo de alunos do Externato António Nobre cantou esta manhã na Câmara Municipal de Matosinhos, cumprindo, assim, a tradição de, nesta altura do ano, cantar as Janeiras ao Executivo Municipal.
Tradição com séculos de existência, as Janeiras surgem por altura do Dia dos Reis e celebram a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus.
Em Portugal, esta tradição popular leva grupos a cantar pelas ruas músicas simples, com mensagens de bom ano, que fazem referência ao nascimento de Jesus, acompanhadas por violas, bombos e pandeiretas.
Em Matosinhos, as Janeiras são uma tradição bastante enraizada, que se repete todos os anos, e que representa o culminar da época natalícia e do seu significado para os cristãos.
O grupo do Externato António Nobre foi recebido pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pelo presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
Luísa Salgueiro agradeceu o gesto e retribuiu os votos de um bom ano de 2019 a todos os presentes, admitindo que “este é sempre um momento muito especial”, pois “precisamos muito desta energia para começar um novo ano de trabalho”.
A edil convidou ainda todos os alunos a visitarem novamente a Câmara Municipal de Matosinhos para assistir a uma sessão pública da reunião do Executivo Municipal.

Janeiras 15jan  1  1 882 600
Janeiras 15jan  2  1 882 600