Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
AmbienteNotícias

Consenso em torno do Leça

Conselho Metropolitano do Porto aprova proposta de qualificação e valorização ambiental do rio

04.12.18

35 anos depois, chegou-se finalmente a um acordo quanto ao futuro do Rio Leça e a sua importância ambiental.

Foi com unanimidade que o Conselho Metropolitano do Porto aprovou, na passada sexta-feira, a Proposta de Acordo de Cooperação entre a Área Metropolitana do Porto e os Municípios da bacia do rio Leça, para a realização do Estudo Prévio para Qualificação e Valorização do Corredor do rio Leça – Master Plan.

Esta é uma boa notícia para Matosinhos. A proposta agora aprovada vai ao encontro das preocupações do município de Matosinhos que, durante décadas, procurou junto dos restantes municípios abrangidos pelo rio Leça, como Maia, Santo Tirso e Valongo, um acordo para a qualificação e valorização daquele curso de água.

Recorde-se que o município de Matosinhos avançou no ano passado com o projeto “Corredor Verde do Rio Leça”, que consiste na ligação entre os percursos da orla costeira (passadiços) e as margens do rio Leça, ao longo de 18 km de extensão, desde o Parque das Varas, em Leça do Balio, até à foz do rio Leça, em Matosinhos.

Com um investimento global na ordem dos dez milhões de euros, a intervenção assenta não só na preservação do património histórico existente e da biodiversidade, mas também na criação de novas oportunidades ligadas ao recreio e lazer.

Municipios-acordo-Leça

  • Imagem00015 1 882 600
    Imagem00015 1 139 90
  • Imagem00018 1 882 600
    Imagem00018 1 139 90

Artigos relacionados: