SaúdeNotícias

Apresentação do Plano Municipal de Saúde

Amanhã, 19 de outubro, pelas 15 horas na Casa da Arquitectura

18.10.18

A Câmara Municipal de Matosinhos apresenta amanhã, 19 de outubro, pelas 15 horas, na Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o Plano Municipal de Saúde, um documento que pretende otimizar o acesso aos recursos de saúde existentes, garantindo respostas de qualidade para todos os cidadãos do concelho. Setenta entidades locais do setor subscreverão uma Carta de Compromisso de adesão à rede de parceiros, sendo ainda dado a conhecer o Perfil de Saúde do concelho.

Considerando o papel central da Saúde no bem-estar dos munícipes, a Câmara Municipal de Matosinhos tomou a decisão de estudar e de conhecer o Perfil de Saúde do concelho, tendo em vista obter um retrato dos cuidados de saúde prestados e das principais carências. O documento, recentemente aprovado pelo executivo autárquico, deu origem ao Plano Municipal de Saúde, que visa maximizar os recursos existentes, estimulando a cooperação entre as diversas instituições que operam nesta área.

Tratando-se de um direito constitucional de todos os portugueses, o acesso a cuidados de saúde de qualidade em condições equitativas é, assim, assumido pela Câmara Municipal de Matosinhos como um dos vetores fundamentais da sua atuação, fundamental para a qualidade de vida dos munícipes. O Plano Municipal de Saúde de Matosinhos estabelece os eixos estratégicos da futura intervenção e as medidas concretas a implementar com o objetivo de reduzir os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença e incrementar a equidade no acesso à Saúde.

O documento, que procura adotar uma visão abrangente deste setor, incide, nomeadamente, sobre as políticas de promoção da atividade física e desportiva e da alimentação saudável, e inclui ainda ações que reforcem o apoio a pessoas vulneráveis, aumentem a acessibilidade a tratamentos de saúde oral, diminuam o impacto da doença mental e atenuem as consequências dos comportamentos aditivos. O plano procurará ainda aumentar a literacia em saúde, garantir o acesso a serviços de apoio psicossocial e promover projetos no âmbito da saúde sexual e do planeamento familiar.

1015V03_PSM_AssinaturaMail