Mártir S. Sebastião
Procissão em honra do Santo Padroeiro dos Pescadores de Matosinhos saiu hoje à rua
As festas começaram na passada sexta-feira com a inauguração das ornamentações elétricas no porto de pesca e a atuação da banda Fusiforme, no palco montado na Lota do Pescado.
Ontem à tarde, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça da Palmeira liderou o desfile até à Lota do Pescado dos grupos participantes do festival de folclore: Rancho Folclórico “Os Vareirinhos de Matosinhos”, Rancho Típico de Esposade, Rancho Folclórico “As Varinas de Ovar”, Grupo Folclórico “As Florinhas” das Caldas de S. Jorge (Santa Maria da Feira), Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado (Trofa) e Rancho Folclórico “Os Pescadores de Matosinhos”.
À noite, foi a vez do agrupamento musical Diapasão animar as festas.
O dia de hoje começou com a Missa Solene na Igreja Matriz da responsabilidade do pároco de Matosinhos, Manuel Mendes, com a participação do Coro Paroquial de Matosinhos.
À tarde, como habitualmente, realizou-se a procissão em honra do Mártir S. Sebastião, que saiu da Igreja Matriz e percorreu a Avenida D. Afonso Henriques, Avenida da República, Avenida Serpa Pinto, Rua 1º de Dezembro, Rua Heróis de França e Praia do Pescado. Aí decorreu a tradicional e emocionante bênção do mar. Os pescadores exprimem ao seu santo padroeiro toda a sua devoção e pedem ao Mártir S. Sebastião um mar farto e seguro, engalanando os seus barcos para que sejam benzidos juntamente com o mar.
A procissão contou com 31 andores carregados de flores, entre os quais o do Mártir S. Sebastião, transportado pela tripulação da embarcação “Pedro Mariana”. A grande novidade este ano foi a inclusão do andor dedicado a S. Vicente de Paulo.
Na procissão participaram também a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos- Leça da Palmeira e a Banda de Música S. Vicente e Alfena (Valongo).
Marcaram presença a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o vice-presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, entre outras individualidades.
No regresso, a procissão passou pela Rua Conde S. Salvador, Rua Álvaro Castelões, Rua do Godinho, Avenida D. Afonso Henriques, terminando na Igreja Matriz.
À noite haverá muita música na Lota do Pescado com a atuação do grupo musical Porto Sentido. E, como sempre, as festas encerram com chave de ouro com um espetáculo de fogo de artifício que será lançado pelas 24h00.
















































































