MatosinhosHabitNotícias

“A Nossa Casa–Habitação Partilhada”

Entregue nova casa partilhada para autonomização de jovens institucionalizadas

18.06.18

A Câmara Municipal de Matosinhos, a empresa municipal Matosinhos Habit e a direção do Lar da Santa Cruz formalizaram esta segunda-feira o protocolo que permitirá que três jovens que até aqui se encontravam à guarda daquele lar possam iniciar o seu processo de autonomização, passando a morar na quarta unidade do projeto “A Nossa Casa–Habitação Partilhada”. O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pela presidente do Lar da Santa Cruz, Noémia Pires.

Com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos, as três jovens poderão, assim, mudar-se para a casa dentro de dias, iniciando uma nova vida e o processo de conquista de autonomia e de transição para a vida adulta.

Destinado a criar soluções de habitação social inovadoras que permitam diversificar as respostas da autarquia e da empresa municipal Matosinhos Habit ao crescente número de pedidos de habitação por parte de pessoas sem família, o projeto “A Nossa Casa–Habitação Partilhada” tem já a funcionar três habitações, estando a quinta unidade, no Conjunto Habitacional da Biquinha, preparada para ser habitada.

Tal como sucedeu com as anteriores habitações do projeto, a Matosinhos Habit procedeu também neste caso à completa remodelação de um apartamento municipal, o qual será entregue às novas habitantes já mobilado e equipado. As três jovens disporão de um quarto individual, partilhando depois todas as áreas comuns do apartamento, que inclui uma zona exterior, e os utensílios e equipamentos da casa, que terão de manter. As utentes pagarão, como nas outras unidades, uma taxa pela utilização do espaço, que inclui as contas da água e da eletricidade. As regras da casa foram definidas pelas moradoras, com a colaboração da Matosinhos Habit.

Dadas as condições particulares deste projeto, as utentes desta Casa Partilhada beneficiarão ainda de acompanhamento técnico de proximidade através de uma educadora social, permitindo acompanhar, supervisionar e avaliar o processo de autonomização das três jovens.

• Not casa partilhada mts habit 1 1 882 600
    Not casa partilhada mts habit 1 1 139 90