TurismoEducaçãoNotícias

Matosinhos acolhe estudantes europeus

Dia 20 de fevereiro pelas 9h30 nos Paços do Concelho

19.02.18

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, recebe amanhã, pelas 9h30, nos paços do concelho, um grupo de estudantes e docentes de seis países europeus que estão em Matosinhos a participar na iniciativa “Erasmus Migrants in the world history and woman’s role”. Após a recepção, a autarquia proporcionará aos estudantes uma visita de um dia aos espaços mais emblemáticos do concelho, divulgando, assim, o património cultural, arquitetónico e gastronómico de Matosinhos.

O grupo, que inclui alunos da Espanha, Grécia, Itália, Bulgária, Roménia e Turquia, foi acolhido em Matosinhos pela Escola Secundária Augusto Gomes, que integra aquele projeto europeu. Este intercâmbio de curta duração (STEP, na sigla inglesa) decorre até ao dia 23 de fevereiro, tendo a autarquia possibilitado a articulação com instituições sediadas em Matosinhos que trabalham a temática deste projeto.

O projeto “Migrants in the world history and woman’s role” pretende analisar a história dos migrantes de um ponto de vista global, dando especial atenção ao papel das mulheres, normalmente mal interpretado ou negligenciado pelos relatórios oficiais. O intercâmbio procura ainda desenvolver práticas educativas inovadoras no ensino-aprendizagem de temáticas relacionadas com as migrações e contribuir para o envolvimento social dos jovens participantes na divulgação e resolução desta problemática, permitindo-lhes trabalhar com partidos políticos, organizações ambientais e humanitárias e estruturas municipais.

Já esta manhã, refira-se, Luísa Salgueiro deu as boas-vindas a um grupo de docentes e alunos da Eslovénia, Finlândia, Grécia, Espanha e Suécia, que estão a participar no projeto Erasmus World of Work – WOW, do qual faz parte a Escola Secundária João Gonçalves Zarco. Esta iniciativa pretende diminuir o fosso entre as competência básicas fornecidas pelo ensino e o mundo do trabalho, promovendo a cidadania europeia e os valores da tolerância.

• Not alunos erasmus 1 1 882 600
    Not alunos erasmus 1 1 139 90