QuartetoCordasMatosinhosMúsicaClássicaNotícias

Estreia mundial de “Anamorphoses IX”

Obra encomendada pela Câmara a Isabel Soveral

19.01.18

É já no próximo dia 27 de janeiro que a Casa da Música será palco da estreia mundial de “Anamorphoses IX", de Isabel Soveral, professora da Universidade de Aveiro.

A obra, encomendada pela Casa da Música e pela Câmara Municipal de Matosinhos, constitui uma nova versão para orquestra de uma obra do ciclo "Anamorphoses" escrita em 2003 por Isabel Soveral.

“Anamorphoses IX” integra o concerto “Portugal XXI”, dedicado a cinco dos compositores portugueses mais significativos das últimas décadas, que reunirá no mesmo palco o Quarteto de Cordas de Matosinhos e a Orquestra Sinfónica Casa da Música, num concerto que terá ainda a participação do francês Romain Garioud (violoncelo) e do Digitópia Collective (eletrónica).

Além de Isabel Soveral, serão interpretadas obras de Clotilde Rosa, Carlos Caires, Pedro Amaral e António Pinho Vargas. A direção musical do concerto estará a cargo de Pablo Rus Broseta.

O concerto, agendado para as 18h00, terá lugar na Sala Suggia da Casa da Música.

As obras interpretadas serão as seguintes:

• Clotilde Rosa Paisagem Interior
  • Carlos Caires All-in-one expanded, para orquestra e banda magnética (encomenda Casa da Música)
  • Isabel Soveral Anamorfoses, para violoncelo e orquestra (estreia mundial: encomenda Casa da Música e Câmara Municipal de Matosinhos)
  • Pedro Amaral Deux portraits imaginaires (versão para orquestra; encomenda Casa da Música)
  • António Pinho Vargas Tríptico, para quarteto de cordas e orquestra (encomenda Câmara Municipal de Matosinhos)

O concerto será antecedido por uma mesa redonda onde o público poderá falar com os compositores.