CasadaArquitecturaNotícias

Protocolo com Assembleia da República

Casa da Arquitectura e Assembleia da República ssinam no próximo dia 22 de janeiro um protocolo de colaboração para o "Tratamento Arquivístico dos projetos dos edifícios da Assembleia da República" com a presença da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro

19.01.18

A Assembleia da República e a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura assinam, na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, às 11h30, um protocolo de colaboração para o “Tratamento Arquivístico dos projetos dos edifícios da Assembleia da República”.

A cerimónia de assinatura do protocolo, que vai decorrer na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, contará com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Presidente da Casa da Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca.

Os elementos de arquitetura relativos aos edifícios da Assembleia da República em causa no Protocolo a ser assinado dizem respeito a várias fases desses imóveis, nomeadamente, a adaptação do Mosteiro de São Bento da Saúde a Parlamento; a reconstrução / Projeto do Arquiteto Ventura Terra; as intervenções produzidas durante o Estado Novo e a construção do novo edifício / Projeto dos Arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora.

Esses elementos consistem, entre outros, em projetos de arquitetura e de construção dos edifícios, incluindo memórias descritivas, telas, projetos de execução, maquetes, peças do concurso relativo ao novo edifício, processos administrativos, fotografias ou cartas.

“Este protocolo vai ao encontro da intenção da Casa da Arquitectura (CA) de dar a conhecer ao grande público os acervos de arquitetura e espera-se que, no futuro, também possa materializar-se numa exposição que permita uma nova perspetiva e outras visões sobre o edifício”, considera o Diretor Executivo da CA, Nuno Sampaio.

A entrada é livre.