NotíciasSueca

I Campeonato de Sueca de Matosinhos

Dia 16 de dezembro no Jardim Basílio Teles

11.12.17

Quem habitualmente passa pelo Jardim Basílio Teles sabe certamente que este é um dos locais eleitos por dezenas de pessoas que diariamente ali se deslocam para um joguinho de sueca, a principal razão para a enchente diária deste emblemático espaço de lazer do concelho de Matosinhos. Ocupam-se as mesas do jardim e transforma-se o espaço num ringue de sueca. Basta um baralho de cartas, jogar com perícia e somar pontos.

São de facto muitos os aficionados por este jogo tradicional. Assim, e com o objetivo de lhe ser dado o merecido destaque, no dia 16 de dezembro, os melhores jogadores de sueca vão disputar o I Campeonato de Sueca de Matosinhos.

“Jogar cartas no jardim não é apenas uma forma simples de passar o tempo. Quem o faz contribui para animar o espaço público, mantendo-o ao serviço dos cidadãos e, mais importante, permanecendo vivo, ativo e integrado, espantando a doença da solidão. Dinamizar este Campeonato de Sueca é, assim, uma forma do município agradecer a importante função social desempenhada pelos vários grupos de matosinhenses que se dedicam a esta festiva atividade”, destaca Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e dinamizadora da ideia da competição, organizada pela Busílis Comunicação com apoio da autarquia e da Federação Portuguesa da Sueca e Dominó.

O objetivo é juntar gerações que estão unidas por um jogo de cartas e fazer esquecer a diferença de idades. O importante é desfrutar da companhia e apreciar o momento de jogo.

O Jardim Basílio Teles será o cenário da competição, já que é lá que se reúnem, todos os dias, dezenas de parelhas da “jogatina”. Domingos Silva Troia, por exemplo, é um desses apaixonados pelas cartas. De manhã, exercita o corpo com uma caminhada, mas à tarde exercita a mente, com uma boa partida de sueca.

O ambiente está criado e o objetivo é acrescentar-lhe ainda mais alegria, num dia que promete ser de competição renhida. Durante a manhã, vão decorrer as eliminatórias e, à tarde, têm lugar as finais. As equipas arrancam o jogo às 10h e pousam a última carta pelas 17h00. Em competição vão estar os três principais grupos da cidade. São eles o grupo do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, onde decorrerá o evento e onde se reúnem dezenas de jogadores todos os dias; o grupo que se junta no jardim por baixo da ponte móvel de Leça da Palmeira; e o grupo do Largo do Souto, em Custóias. A tensão estará no ar, mas não faltará animação para todos os participantes.

As inscrições no campeonato são gratuitas e vão ser recolhidas pelos membros da organização até ao dia 14 de dezembro nos três pontos de jogo mais populares (Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, no jardim por baixo da ponte móvel de Leça da Palmeira e Largo do Souto, em Custóias).