NotíciasCulturaExposição

Espólio municipal viaja até aos Açores

“Ex-Voto- Instalação” de Ricardo Barros evoca memória de Guilherme Pinto

03.11.17

Um trabalho que “representa bem o espírito das gentes do mar de Matosinhos”. Assim se referiu Guilherme Pinto, a 5 de novembro de 2016 na Galeria Municipal, à exposição “Ex-Voto- Instalação” de Ricardo Barros, que integrou a programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

Perante as palavras do então Presidente da Câmara que faleceu este ano, o artista plástico matosinhense decidiu não só doar a exposição à autarquia como referenciar a obra à pessoa. Assim, a exposição passou a ter o subtítulo “Ex-voto, à memória de Dr. Guilherme Pinto”.

A exposição de Ricardo Barros narra a odisseia do “Estrela- do - mar”, uma traineira de Matosinhos que por força de uma tempestade se desviou da sua rota, dando à costa da ilha de S. Miguel nos Açores. A bordo seguiam dez pescadores que a pulso e com uma fé ao Senhor Santo Cristo dos Milagres retomam a sua rota e são desenvolvidos à sua terra e as suas famílias.

Trata-se de um drama ficcional, mas que se inspirou numa história verídica. Um bergantim português do século XVIII, comandado pelo capitão João José Lisboa, quase naufraga a nordeste da ilha de S. Miguel. João José Lisboa invoca a proteção do Bom Jesus de Matosinhos e um milagre salva a tripulação.

Desde abril que a exposição integra o espólio municipal. É composta por onze fotografias com os retratos dos tripulantes do “Estrela- do -mar” (pescadores de Matosinhos e dos Açores) com aportamentos à chegada a Leixões, um obelisco composto por doze telas, uma cruz em ferro luminosa e o barco “Estrela- do -mar”.

Depois de Matosinhos, a exposição pode agora ser vista nos Açores, mais concretamente em Ponta Delgada, na Academia das Artes. A inauguração teve lugar na última sexta-feira e contou com a presença do artista Ricardo Barros e do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.

A exposição está aberta ao público até ao dia 24 de novembro, de segunda a sexta-feira, entre as 13h00 e 18h00, e aos sábados, das 14h00 às 18h00.

• Not ex voto  instala  o 1 1 882 600
    Not ex voto  instala  o 1 1 139 90