Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
NotíciasReligiãoCaminhoPortuguêsdaCosta

Caminho Português da Costa

Matosinhos é um dos municípios envolvidos no projeto

26.07.17

O Caminho Português da Costa em direção a Santiago de Compostela ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XV, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.

A pensar na segurança e na falta de sinalização adequada ao longo de um trajeto com 258 quilómetros (Portugal- Espanha) diariamente percorrido pelos milhares de peregrinos, os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença uniram-se para criar o projeto “Valorização dos Caminhos de Santiago — Caminho Português da Costa”.

Este projeto, cujo investimento ronda os dois milhões de euros, resulta de uma candidatura financiada em 85% por fundos do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 aos fundos do Norte 2020.

O objetivo é o reconhecimento oficial deste Caminho como itinerário Cultural Europeu de peregrinação a Santiago e, mais tarde, como Património Mundial da UNESCO.

Assim, o Caminho Português da Costa passa a ter uma imagem e comunicação em comum.

Além das melhorias ao nível das infraestruturas de apoio aos peregrinos, nomeadamente albergues e correções de deficiência ao longo do Caminho, foi criado um Website (http://www.caminhoportuguesdacosta.com/pt) e uma aplicação mobile, onde são disponibilizadas todas as informações úteis, como conselhos para o percurso, um guia do trajeto com todas as localizações e ainda a possibilidade do peregrino elaborar o seu próprio roteiro, com os pontos de interesse e alojamento em cada local.

A apresentação deste projeto decorreu ontem, dia do apóstolo São Tiago, na Casa Museu Guerra Junqueiro, no Porto.

imagem

Artigos relacionados: