SurfDesportoNotícias

Matosinhos reforça aposta no surf

“Porto & Matosinhos Wave Series 2017” invade o Norte

02.05.17

As praias do Porto e Matosinhos vão ser palco das melhores ondas com a realização do Wave Series, pelo segundo ano consecutivo. Mais uma vez, os municípios de Matosinhos e Porto unem-se na promoção do Norte como destino de eleição para a prática de surf. Com eventos que vão do surf e longboard ao stand up paddle, o Porto e Matosinhos Wave Series 2017 vai decorrer entre maio e setembro.

O cartaz do é divulgado amanhã, dia 3 de maio, em conferência de imprensa a realizar no Posto de turismo de Matosinhos com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Eduardo Pinheiro refere que “a Câmara Municipal de Matosinhos assumiu o surf como um dos eixos estratégicos para a promoção turística e a dinamização económica do concelho. Estamos bem conscientes, por isso, da importância destes grandes eventos para a atração de cada vez mais praticantes e, consequentemente, de novos clientes para o tecido económico local”.

Para Rui Moreira, “este é um daqueles projetos que estava condenado ao sucesso e que, estou convicto, vai perdurar por muitos anos, com uma dinâmica cada vez maior. Temos o que era mais difícil de se poder concretizar, ou seja, uma frente marítima com condições naturais ímpares para a prática do surf. Fazia, por isso, todo o sentido, unirmos esforços e promovermos, juntamente com Matosinhos, o lançamento destas Wave Series, partilhando sinergias e conferindo-lhe dimensão e escala”.

Na edição anterior, mais de 30 mil pessoas assistiram ao evento, enchendo hotéis e alojamentos locais, bem como restaurantes. Dados que comprovam que o surf está a assumir-se, cada vez mais, como um produto turístico e empresarial. Nos últimos dois anos, foram construídos três hostels nesta região, exclusivos para praticantes de surf. Registou-se ainda um aumento significativo do número de alojamentos por Airbnb para amantes da modalidade.

A apresentação incluirá um batismo de surf para estudantes estrangeiros, com o objetivo de promover a prática de surf entre aqueles que escolhem as cidades do Porto e Matosinhos para estudar.

O evento arranca nos dias 6 e 7 de maio com o Circuito Regional do Surf do Norte (CSN), uma etapa de apuramento para o campeonato nacional com atletas dos 12 aos 18 anos.