2007518182215484361 1 2500 2500

Dia Internacional dos Museus

Comemoração no Museu da Quinta de Santiago com apresentação da MuMa – Rede de Museus de Matosinhos.
18.05.07

Comemorou-se hoje, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, efeméride instituída pelo Conselho Internacional dos Museus em 1977.

Este ano, sob o tema “património universal”, a data é celebrada em milhares de museus pelo mundo fora, através da realização de diversas actividades que visam promover e incentivar a responsabilização dos indivíduos na preservação do património, constituindo-se, assim, como potenciais geradores de cultura.

E foi desta forma, no espírito do envolvimento dos cidadãos na cultura e na preservação do seu património que hoje, em Matosinhos, mais especificamente no Museu da Quinta de Santiago, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, abriram uma mostra de colecções de amadores, das quais se destacam as colecções de telemóveis, selos, cintas de charutos, entre outras, num encontro que possibilitou a interacção entre todas as faixas etárias, desde os mais novos, aos mais idosos.

Paralelamente, decorreu, ainda, a apresentação da MuMa – Rede de Museus de Matosinhos – e a assinatura de protocolos com os diversos museus de Matosinhos, bem como, o lançamento do roteiro dos Museus da MuMa.

De destacar, também, alguns trabalhos ou iniciativas relacionados com diversos Museus de Matosinhos, designadamente, o Museu da Escola de Lavra, a Casa do Mar e Tanques Romanos, o Museu do Linho e do Milho, a Casa-Museu Abel Salazar, o Museu da Misericórdia de Matosinhos, o Museu dos Bombeiros, o Museu Paroquial Padre Ramos e o Museu de Jazigos Minerais.

Mas as comemorações relacionadas com esta efeméride não acabam por aqui. O dia de amanhã ficará marcado pela realização da “Noite Europeia dos Museus”, iniciativa europeia, que visa a abertura dos museus num horário mais alargado. O Museu da Quinta de Santiago terá, assim, as suas portas abertas até às 3h da manhã, começando a noite, pelas 21h30, com a peça de teatro “A Bota”, seguindo-se, a partir das 24h, a festa “Gira-Museu”, uma festa que acontecerá em três espaços dos jardins do Museu e que contará com a animação de diversos DJ’s, onde não faltarão som e imagem e, ainda, uma visita virtual ao Museu da Quinta de Santiago.

Não falte. Entre, connosco, nesta grande festa que nos permite conhecer, um pouco mais de perto, alguns aspectos dos nossos museus.