“Matosinhos – Fotomonografia Toponímica”

Livro de Belmiro Galego e Manuel T. Rodrigues sobre a toponímia de Matosinhos foi apresentado no Salão Nobre da autarquia.

14.12.15

As ruas de Matosinhos estão agora ao alcance de todos. O livro “Matosinhos – Fotomonografia Toponímica”, uma obra dedicada à toponímia de Matosinhos, foi apresentado por Manuela Espírito Santo ao final da tarde de sábado, dia 12 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na iniciativa estiveram presentes o Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-Presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, e os Vereadores do executivo Municipal, Fernando Rocha, António Correia Pinto, Lurdes Queirós e José Pedro Rodrigues.

Os nomes das ruas são um importante testemunho da história das cidades, vilas e aldeias, registando denominações consagradas pelo costume popular, designações oficiais e alterações que são o reflexo de um determinado momento histórico. “Matosinhos – Fotomonografia Toponímica” é, por isso, uma viagem pela toponímia matosinhense, pelas suas ruas e pelos nomes que estas têm e tiveram, mas também, e sobretudo, um percurso pela memória da cidade.

A obra é o resultado de um longo trabalho de pesquisa iniciado por Manuel T. Rodrigues de Sousa, já falecido, e concluído por Belmiro Esteves Galego, um livro que dá resposta a interessantes questões relacionadas com a toponímia da cidade.