Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

As ruas de Matosinhos ao alcance de todos

Toponímia de Matosinhos em livro, de Belmiro Galego e Manuel T. Rodrigues, é lançado no próximo sábado, dia 12 de dezembro, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

10.12.15

Quem é o Menéres imortalizado numa das mais longas avenidas de Matosinhos? Que Alfredo Cunha dá nome à rua que desemboca junto aos paços do concelho? De que modo evoluiu uma determinada artéria até chegar à configuração que hoje se conhece? O livro “Matosinhos – Fotomonografia Toponímica” promete dar resposta a estas e a muitas outras questões relacionadas com a toponímia da cidade.

O lançamento da obra – resultado de longo trabalho de pesquisa iniciado por Manuel T. Rodrigues de Sousa, já falecido, e concluído por Belmiro Esteves Galego – está marcado para o próximo sábado, 12 de dezembro, pelas 18 horas, no salão nobre dos paços do concelho, cabendo a apresentação a Manuela Espírito Santo.

Os nomes das ruas são, já se sabe, um importante testemunho da história das cidades, vilas e aldeias, registando denominações consagradas pelo costume popular, designações oficiais e alterações que são o reflexo de um determinado momento histórico. “Matosinhos – Fotomonografia Toponímica” é, por isso, uma viagem pela toponímia matosinhense, pelas suas ruas e pelos nomes que estas têm e tiveram, mas também, e sobretudo, um percurso pela memória da cidade.

Artigos relacionados: